A reapresentação do Grêmio para a temporada 2022 está marcada para o dia 10 de janeiro. A ideia da direção é ter boa parte do grupo de jogadores formado até esta data. Com três competições para disputar no próximo ano, Gauchão, Copa do Brasil e Série B, o Tricolor fez alguns ajustes em seu planejamento de trabalho em relação aos últimos anos.
Como já ocorre desde 2016, mais uma vez as atividades da pré-temporada deverão ser realizadas no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre. Localizado a poucos metros da Arena, o CT tem dois campos com tamanho oficial e dois menores para treinamentos específicos e de goleiros, vestiários, academia, departamento médico, piscina térmica e refeitório e é utilizado pelo grupo principal desde sua inauguração em setembro de 2014.
A exemplo das temporadas anteriores, a recuperação física dos jogadores também é um dos pontos valorizados na hora de decidir pela permanência em Porto Alegre. No CT, os atletas conseguem sair do treino direto para a banheira de gelo, passar por sauna e banheiras quentes e frias. Tudo próximo no interior do vestiário, que também possui equipamentos de musculação mais sofisticados que academias de hotéis, por exemplo. O grupo ficará concentrado em um hotel na capital gaúcha.
A possibilidade de deixar a capital chegou a ser discutida internamente, mas até o momento está descartada por questões de logística e econômica.
O primeiro jogo oficial do Grêmio em 2022 será a estreia no Gauchão, contra o Caxias, na Arena. A data ainda não está confirmada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), mas será no final de semana de 22 e 23 de janeiro. Esta partida e as quatro seguintes deverão ser disputadas pelo time de transição, já que os dirigentes gremistas estabeleceram que o time principal fará um pré-temporada de cerca de 30 dias para que as dificuldades físicas apresentadas entre 2020 e 2021 não sejam mais verificadas.