Vagner Mancini encaminhou na manhã desta sexta-feira (29) o time do Grêmio para o jogo de domingo (31), na Arena, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão. O treinamento tático realizado no CT Luiz Carvalho serviu para novas observações do comandante gremista, que deve definir a formação titular no trabalho marcado para a manhã do sábado.
Sem contar com os atacantes Borja, Ferreira e Luiz Fernando e o lateral Rafinha, que levaram o terceiro amarelo na derrota para o Atlético-GO, além do zagueiro Paulo Miranda, expulso, o treinador já definiu duas situações. Na zaga, o capitão Pedro Geromel voltará a atuar depois de 78 dias ausente. Ele se recuperou de uma fratura na falange proximal do quinto dedo do pé direito. Na lateral esquerda, o escolhido para jogar é Cortez.
O treinamento tático desta sexta contou com atividades de organização ofensiva e defensiva nas fases de jogo, com transição ataque-defesa e defesa-ataque. A grande dúvida para a partida diante do Palmeiras está no meio-campo. Jean Pyerre, titular nas três últimas rodadas, poderá perder o lugar para Lucas Silva e o time ter a formação com três volantes, já que Thiago Santos e Villasanti permanecerão.
Com poucas opções para o setor ofensivo pelas ausências de Ferreira, Borja e Luiz Fernando, Vagner Mancini deve manter Alisson e Douglas Costa como extremas e Diego Souza no comando do ataque. Campeão e artilheiro do Brasileirão de Aspirantes, Elias deve ficar no banco de reservas, enquanto seu colega de conquista, o meia Pedro Lucas, ainda não será aproveitado — já que a ideia é fazer com ele um trabalho de fortalecimento físico.
Dono da sétima pior defesa do campeonato, com 32 gols sofridos, o Grêmio foi vazado nas últimas sete partidas que disputou e, por isso, jogadas de bola parada em escanteios e faltas foram treinadas com base nas características do adversário, com ênfase no setor defensivo. Foi dessa forma, por exemplo, que os paulistas venceram o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil de 2020, em março desse ano.
A provável escalação tem: Brenno; Vanderson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos, Villasanti e Lucas Silva (Jean Pyerre); Alisson, Diego Souza e Douglas Costa. O grupo de jogadores voltará a treinar na manhã deste sábado (30) e logo depois iniciar a concentração para o jogo de domingo, que está marcado para às 16h.