Gabriel Chapecó, do Grêmio, foi a grande surpresa na convocação de Tite para os jogos da Seleção Brasileira, contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa de 2022. Assim, ele abrirá espaço para que Adriel seja o substituto imediato de Brenno no Tricolor.
Aos 21 anos, ele é o único jogador que atua no futebol brasileiro na lista, já que a CBF atendeu o pedido dos clubes para que não tivessem atletas chamados na reta final do Brasileirão. Dessa forma, o goleiro que substituiu Brenno durante o período em que ele esteve com a seleção olímpica, acabou ganhando destaque a ponto de Luiz Felipe Scolari, então técnico gremista mantê-lo como titular, mesmo com o retorno do campeão dos Jogos de Tóquio.
Elogiado por Tite e pelo auxiliar César Sampaio, Chapecó desfalcará o elenco gremista em três jogos do Brasileirão, contra Fluminense (9/11), América-MG (13/11) e Bragantino (16/11) e dessa forma, o reserva imediato passará a ser outro jovem, Adriel.
Com 20 anos, Adriel tem histórico em seleções de base. Baiano de Ilhéus, ele chegou ao Grêmio em 2018 e rapidamente se destacou pelo seu 1m95cm e agilidade debaixo das traves. Logo em seu primeiro ano vestindo a camisa do Tricolor, fez parte do time vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, perdendo a final para o Inter.
Na atual temporada, o goleiro foi relacionado para 25 jogos do time principal, mas só atuou em uma partida, a final da Recopa Gaúcha contra o Santa Cruz.
Elogiado pela boa envergadura e pelo bom jogo com os pés, o goleiro chamado a atenção de olheiros europeus e o Grêmio renovou seu contrato até dezembro de 2024.