Depois de ter vencido o Flamengo no Maracanã, o Grêmio se aproximou do grande objetivo da temporada: deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão. A missão poderá ser alcançada neste domingo (26), quando o Tricolor visitará o Athletico-PR, na Arena da Baixada.
Independentemente do resultado conquistado, os comandados de Felipão precisarão ficar de olho em três rivais diretos na tabela de classificação —Juventude, América-MG e Bahia —, que aparecem apenas um ponto à frente (23 contra 22). Por isso, a boa notícia é: pode bastar um empate para, enfim, sair do Z-4. Faça as contas:
1) Empate
Se empatar, o Grêmio chega a 23 pontos, igualando a pontuação dos três clubes que aparecem à sua frente. Assim, precisará torcer para que dois deles não pontuem. No caso de Juventude e América-MG, o Tricolor levaria vantagem no número de vitórias (seis contra cinco). Já o Bahia tem saldo de gols inferior (atualmente, os baianos têm saldo -8, enquanto os gremistas têm -3).
2) Vitória
Caso o Grêmio vença em Curitiba, a missão fica um pouco mais facilitada. Assim, para que o Tricolor deixe o Z-4, seria necessário que dois dos adversários diretos na tabela conquistassem, no máximo, o empate. Desta forma, os comandados de Felipão chegariam a 25 pontos e, no melhor dos cenários, saltariam do 18º lugar para o 13º, atualmente ocupado pelo Ceará, que tem uma vitória a menos (cinco).
Confira os jogos que interessam ao Grêmio na 22ª rodada:
Domingo
11h América-MG x Flamengo, na Arena Independência
16h Juventude x Santos, no Estádio Alfredo Jaconi
16h Inter x Bahia, no Beira-Rio
18h15min Athletico-PR x Grêmio, na Arena da Baixada