Com a lesão de Geromel, a disputa está aberta pela vaga de titular na defesa do Grêmio para a final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras. Por enquanto, Rodrigues tem jogado ao lado de Kannemann, mas a avaliação é de que esta ainda não é uma situação definida.
Rodrigues, 23 anos e 1m88cm, disputou 31 jogos na temporada e marcou dois gols. No momento, ele é o titular — a sua imposição física é um ponto importante. É considerado um zagueiro firme e confiável, mas algumas falhas cometidas abriram a disputa com outros dois zagueiros.
David Braz, 33 anos e 1m87cm, disputou 40 jogos e marcou três gols na temporada. Em muitos momentos, foi a primeira alternativa quando Geromel e Kannemann desfalcaram o time. Mas com a atuação contra o Santos, na Vila Belmiro, perdeu espaço. De qualquer maneira, é um líder do grupo e é considerado uma boa alternativa.
Paulo Miranda, 32 anos e 1m84cm, disputou 25 jogos e fez três gols na temporada. Também tem forte liderança e números positivos. Com ele em campo, a equipe teve 68% de aproveitamento. Nas estatísticas, tem bons números em desarmes (100% nos jogos do Brasileirão) e precisão nos passes (92,3%).
Até a decisão contra o Palmeiras, o Grêmio terá quatro partidas pelo Campeonato Brasileiro. Nestes confrontos é que o zagueiro titular será escolhido por Renato Portaluppi.