O ano de 2020 se encerra nesta quinta-feira (31), mas as principais competições do futebol brasileiro terão prosseguimento nos dois primeiros meses de 2021. Isso não impede que façamos uma retrospectiva dos momentos mais importantes da temporada. No Grêmio, destaque para a manutenção da invencibilidade em Gre-Nais e a conquista do Gauchão. Teve também a despedida de Everton, vendido ao futebol português. Abaixo, GZH relembre 20 fatos que marcaram o 2020 do Tricolor:
Demissões em meia à pré-temporada
No dia 15 de janeiro, o Grêmio anunciou a saída de dois profissionais da comissão técnica permanente. O preparador físico Rogério Dias e o preparador de goleiros Rogério Godoy foram desligados em meio aos trabalhos da pré-temporada.
O assessor de imprensa João Paulo Fontoura também deixou o Tricolor na ocasião. Uma semana antes, os fisiologistas José Leandro de Oliveira e Rafael Gobatto, o fisioterapeuta Henrique Valente e a nutricionista Katiuce Borges já haviam sido demitidos. As mudanças foram criticadas pelo zagueiro Kannemann, que se mostrou incomodado com a situação: "Saíram pessoas que dedicaram suas vidas ao clube".
Diego Tardelli se despede
Contratado no início de 2019 como principal reforço para a temporada, a passagem de Tardelli por Porto Alegre foi marcada por altos e baixos, sem engrenar uma sequência como titular. O Tricolor anunciou, em 16 de janeiro, por meio das redes sociais, o rompimento do vínculo com o jogador. Tardelli atuou em 47 jogos pelo Grêmio e marcou sete gols.
Chegadas de Diego Souza e Thiago Neves
Os dois jogadores foram contratados com apenas um dia de diferença e foram apresentados ao torcedor gremista em 28 de janeiro. Enquanto Diego Souza retornava ao Grêmio após 13 anos, Thiago Neves via no Tricolor uma oportunidade de retomar a boa fase na carreira depois de um péssimo momento no Cruzeiro. Os dois atletas foram pedidos do técnico Renato Portaluppi.
Empate e confusão no primeiro Gre-Nal pela Libertadores
O sorteio da principal competição da América colocou os rivais gaúchos no mesmo grupo da Libertadores. No dia 12 de março, o Tricolor enfrentou o Inter na Arena e não saiu do 0 a 0. O confronto ficou marcado pela confusão nos minutos finais da partida, que culminou com a expulsão de oito atletas, sendo quatro do lado do Grêmio.
Futebol paralisado por conta do coronavírus
Com o agravamento da pandemia, a Federação Gaúcha de Futebol decidiu pela suspensão do Gauchão em 16 de março. O último jogo que o Grêmio disputou antes da paralisação foi a vitória por 3 a 2 sobre o São Luiz, na Arena. O Tricolor suspendeu as atividades, incluindo os treinamentos, no dia 17 de março. Posteriormente, a CBF e a Conmebol também interromperam as competições nacionais e internacionais, respectivamente.
Ajuste nas finanças
O Grêmio buscou alternativas para superar o período sem competições. O Tricolor fez renegociações com fornecedores e atletas, além de fazer valer as flexibilizações trabalhistas estabelecidas por Medida Provisória, como suspensão de contratos, redução de jornada e vencimentos de funcionários, a fim de manter fluxo de caixa. A venda de Everton ao Benfica também foi importante para a manutenção da saúde financeira.
Retomada com vitória diante do rival
Depois de inúmeras idas e vindas, o futebol voltou no Rio Grande do Sul no dia 22 de julho, e logo com uma rodada cheia de clássicos. Com a impossibilidade da realização de jogos em Porto Alegre, o Gre-Nal 425 foi disputado sem a presença de público no Centenário, em Caxias do Sul, e terminou com vitória do Grêmio por 1 a 0.
Acordo para a saída de André
No dia 7 de agosto, o Grêmio comunicou que havia chegado a um acordo para a saída de André. O centroavante foi contratado em março de 2018 e conquistou dois Campeonatos Gaúchos pelo Tricolor. André deixou Porto Alegre tendo feito 75 jogos e marcado 11 gols em três temporadas.
Título do Gauchão
O adversário do Grêmio na decisão do Gauchão foi o Caxias. No duelo de ida, vitória por 2 a 1. Pepê e Everton, recém chegado do São Paulo, marcaram os gols do Tricolor no Centenário. Na volta, o time do técnico Renato Portaluppi perdeu por 2 a 1 na Arena, mas ficou com o troféu do Estadual, o único possível de ser conquistado em 2020, visto que as outras competições da temporada só serão finalizadas em 2021.
Venda de Everton
Revelado em 2014, a torcida gremista até já esperava a saída do atacante, mas torcida para que demorasse um pouco mais. No dia 14 de agosto, o Grêmio confirmou a venda de Everton ao Benfica, de Portugal.
O jogador disputou 277 jogos com a camisa gremista, tendo marcado 70 gols. Entre os mais importantes, aparecem o que deu a vitória sobre o Pachuca, do México, na semifinal do Mundial de Clubes de 2017, e o do empate com o Palmeiras, em 2016, que classificou a equipe às semifinais da Copa do Brasil, que seria conquistada posteriormente.
Renovação com Ferreira
Após um impasse que durou meses, Ferreira assinou a renovação de contrato com o Grêmio em 10 de setembro. No período em que ficou afastado, o jogador foi integrado ao grupo de transição, sob o comando do técnico Thiago Gomes. O novo vínculo do atacante com o Tricolor vai até 2023.
Rescisão de Thiago Neves
A trajetória do meia no Grêmio não foi nada boa. Após desempenhos ruins dentro de campo, o Grêmio oficializou rescisão do contrato com o jogador no dia 14 de setembro, evitando a ativação da cláusula de renovação automática, que estenderia o vínculo Thiago Neves até o final de 2021. El atuou 14 vezes e marcou um gol nos nove meses em que foi atleta do Tricolor.
As lesões de Jean Pyerre
Que o meia de 22 anos tem muita qualidade, não há dúvida. No entanto, as lesões têm atrapalhado o desenvolvimento de Jean Pyerre no Grêmio. Em 2020, infelizmente, a situação não foi diferente. O jogador estreou na temporada apenas em março, ainda por conta da lesão muscular sofrida no final de 2019, e logo teve que parar por conta da pandemia.
A retomada das competições foi em grande estilo, inclusive com gol em Gre-Nal, mas foi logo abreviada com um novo problema físico sofrido na partida contra o Sport, pelo Brasileirão, no começo de setembro. Quando se preparava para retornar, acabou contraindo a covid-19 e teve que ficar afastado mais uma vez.
Demissão do executivo Klauss Câmara
Com os maus resultados, principalmente no Brasileirão, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, concedeu uma entrevista coletiva no dia 18 de setembro. A ideia inicial não era anunciar mudanças no departamento de futebol, mas o dirigente acabou confirmando a demissão do executivo Klauss Câmara. O profissional estava no cargo desde janeiro de 2019.
Confiança em Renato
Na mesma entrevista, Romildo aproveitou para demonstrar confiança no trabalho desenvolvido por Renato, destacando que o elenco passava por um momento de transição, com chegadas de reforços e muitos jogadores no departamento médico. O técnico do Tricolor também falou na ocasião e pediu paciência aos torcedores: "Se eu achar que estou atrapalhando, vou sair".
Vitória sobre o Inter no Beira-Rio
Dos seis Gre-Nais de 2020, o clássico 427 foi o mais especial para os gremistas. Pela returno da fase de grupos da Libertadores, o Grêmio foi até o Beira-Rio e venceu o rival por 1 a 0. Pepê marcou o gol do Tricolor. Com o resultado, a equipe do técnico Renato Portaluppi chegou ao décimo confronto seguido sem perder para o Inter.
Invencibilidade em clássicos
Pelo segundo ano consecutivo, o Grêmio não perdeu para o principal rival. Foram seis Gre-Nais em 2020, com quatro vitórias e dois empates. No primeiro turno do Brasileirão, Grêmio e Inter empataram em 1 a 1, na Arena. A última derrota do Tricolor em clássicos foi no dia 9 de setembro de 2018, também pelo campeonato nacional. No período, são 11 confrontos de invencibilidade.
Novembro sem derrotas
O 11º mês do ano foi positivo para o Grêmio. Ao todo, os comandados de Renato Portaluppi disputaram nove partidas, obtendo oito vitórias e um empate. Os resultados ajudaram o clube a melhorar sua condição na tabela do Brasileirão, classificar às semifinais da Copa do Brasil e encaminhar a vaga às quartas de final da Libertadores. Foram 16 gols marcados e apenas cinco sofridos.
Goleada para o Santos na Libertadores
O sonho do tetracampeonato acabou da pior forma possível. Depois de apenas empatar em 1 a 1 com o Santos, na Arena, o Tricolor foi goleado na Vila Belmiro por 4 a 1. O Grêmio até contou com o retorno de Jean Pyerre, mas o meia nada conseguiu fazer. Kaio Jorge, duas vezes, Marinho e Laércio marcaram para os paulistas. Thaciano descontou para o clube gaúcho, o que não amenizou a frustração pela eliminação.
Classificação na Copa do Brasil
A possibilidade de conquistar o hexacampeonato da Copa do Brasil segue muito vivo no imaginário do torcedor gremista. Depois de passar por Juventude e Cuiabá, o Tricolor conseguiu superar o São Paulo, líder do Brasileirão, e avançou para a final da competição nacional depois de uma vitória na Arena e um empate no Morumbi. Logo no segundo mês de 2021 (3 e 10 de fevereiro), o Grêmio irá enfrentar o Palmeiras para decidir quem será o campeão.