Em um Gre-Nal que poderia trazer prejuízos enormes para o derrotado, Grêmio e Inter ficaram no empate por 1 a 1 neste sábado (3), na Arena, pela 13ª rodada do Brasileirão. Pepê e Thiago Galhardo, de pênalti, marcaram os gols da partida.
O resultado aumenta a invencibilidade do Tricolor em clássicos para 11 jogos, mas não o distancia do Z-4. Já o Colorado, que segue sem vencer o maior rival, poderá ver o líder Atlético-MG disparar cinco pontos a sua frente.
Sem poder contar com Jean Pyerre, que se recupera de lesão muscular e ainda testou positivo para covid-19, o técnico Renato Portaluppi optou por manter o trio de volantes no meio-campo. O veterano Maicon iniciou no banco. Já Eduardo Coudet apresentou o argentino Musto como grande novidade da escalação. Estas duas situações se traduziram em um início de jogo truncado, com disputas físicas de ambas as partes.
Como de costume, o Inter começou trocando passes entre seus defensores, mas com dificuldades de passar do meio-campo. Tanto que o Grêmio, mesmo com menor posse de bola, foi quem finalizou pela primeira vez. Aos 13, Cortez cruzou para Diego Souza, que cabeceou fraco, nas mãos de Lomba.
A única estocada dos colorados se deu aos 16, com Cuesta lançando Heitor no ataque. O jovem lateral invadiu a área em velocidade e bateu cruzado, rente à trave de Vanderlei. Mas, com o aumento da chuva em Porto Alegre, o Tricolor passou a se impor pela bola aérea e chutes de longa distância.
Assim, em cobrança de escanteio, David Braz desviou para a linha de fundo. Instantes depois, aos 38, Lucas Silva arriscou de fora da área e fez Lomba se esticar todo para não ser encoberto. Esta foi a melhor chance antes do intervalo.
Na volta dos vestiários, os primeiros minutos mostraram que o segundo tempo seria completamente diferente. Logo aos sete minutos, o Grêmio transformou sua superioridade em gol. Após dividida de Diego Souza com os zagueiros, a bola sobrou para Pepê, que, com categoria, deu uma cavadinha por cima de Lomba: 1 a 0.
Ainda com as redes balançando, os dois treinadores entraram em ação. Renato colocou Robinho para fechar ainda mais os espaços, enquanto Coudet chamou William Pottker e D'Alessandro do banco de reservas. O cenário estava totalmente aberto.
E foi dos pés do camisa 10 argentino que, aos 19, saiu um lançamento na medida para Thiago Galhardo. O atacante ganhou na corrida, mas desperdiçou a oportunidade ao chutar para fora.
Aliás, o Inter não perdeu apenas a chance de empatar, como também perdeu a cabeça. Aos 26, Musto acertou uma cotovelada em Diego Souza, no meio do campo, e após consultar o VAR, o árbitro lhe mostrou o cartão vermelho.
Com um jogador a mais, o Tricolor quase ampliou em cobrança de falta de Lucas Silva, exigindo nova defesa de Lomba. Mas, quando a balança parecia pender de vez para o time da casa, o VAR foi acionado novamente — desta vez, para assinalar o toque da bola no braço de Cortez dentro da área.
Aos 29, coube a Thiago Galhardo bater o pênalti que deixaria tudo igual. A bola ainda explodiu na trave, mas voltou nas costas de Vanderlei antes de, enfim, encontrar as redes: 1 a 1.
Se os colorados têm Musto, os gremistas têm Cortez. Instantes depois de cometer a penalidade, o lateral atingiu Cuesta na entrada da área e recebeu o segundo cartão amarelo. Assim, as duas equipes ficaram em pé de igualdade: tanto no placar como no número de homens em campo. E, apesar de os dois lados seguirem trocando golpes, o empate seguiu até o apito final.
Brasileirão — 13ª rodada
GRÊMIO (1)
Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Lucas Silva (Diogo Barbosa, 41'/2T); Alisson (Robinho, 14'/2T), Matheus Henrique, Darlan (Luiz Fernando, 33'/2T) e Pepê; Diego Souza (Guilherme Azevedo, 41'/2T). Técnico: Renato Portaluppi
INTER (1)
Marcelo Lomba; Heitor, Rodrigo Moledo, Cuesta e Uendel; Musto; Edenilson, Boschilia (D'Alessandro, 15'/2T) e Patrick; Thiago Galhardo e Abel Hernández (Pottker, 15'/2T). Técnico: Eduardo Coudet
GOLS: Pepê, aos 7, Thiago Galhardo, aos 29 minutos do segundo tempo
CARTÃO AMARELO: Cuesta (I)
CARTÕES VERMELHOS: Cortez (G); Musto (I)
ARBITRAGEM: Raphael Claus, auxiliado por Neuza Inês Back e Alex Ang Ribeiro. VAR: José Cláudio Rocha Filho (quarteto paulista)
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Próximo jogos
Grêmio x Coritiba
Quarta-feira - 7/10/2020, às 19h15min
Arena - Brasileirão
Bragantino x Inter
Quinta-feira - 8/10/2020, às 21h
Estádio Nabi Abi Chedid - Brasileirão