Após a eliminação no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, o grupo de transição do Grêmio já voltou aos treinamentos. Neste momento, os jogadores não terão férias. A rotina será exatamente a mesma do grupo profissional.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, os atletas da transição ficam treinando e à disposição do grupo principal, em caso de necessidade como lesão ou teste positivo para covid-19. Foi exatamente o que ocorreu com o lateral-direito Vanderson, que estava atuando no Brasileiro de Aspirantes. Como Renato Portaluppi precisou de um jogador para esta posição, chamou o garoto de 19 anos, que já estava com ritmo de jogo, e deu boa resposta contra o Atlético-GO.
Existe a possibilidade também da utilização desta equipe no início do Gauchão. Isso porque o Estadual começa em 27 de fevereiro, três dias depois da última rodada do Brasileirão. A ideia da direção gremista é dar 10 dias de folga para o grupo principal no final de fevereiro.
Portanto, novamente o grupo de transição, comandado por Thiago Gomes, terá grande importância. Em 2019, nomes como Rodrigues, Ruan, Darlan, Isaque e Ferreira foram lapidados e hoje estão em alta. Em 2020, o mesmo acontece com Fernando Henrique, Elias e Léo Pereira, que em breve poderão receber oportunidades.