A boa fase do Grêmio, com as grandes campanhas na Libertadores e Copa do Brasil, está alicerçada na utilização de jogadores revelados pelas categorias de base do clube, muitos deles com passagem pelo time de transição comandado pelo técnico Thiago Gomes, que cumpre um papel importante no processo de amadurecimento de atletas, antes do lançamento no grupo principal.
Neste ano, o Grêmio tem um time completamente novo. Isto porque os jogadores que formavam a equipe de transição na última temporada já foram promovidos ao grupo principal ou emprestados para outros clubes.
Para se ter uma ideia, a escalação utilizada na fase final do Brasileiro de Aspirantes de 2019 foi esta: Phelipe Megiolaro; Felipe, Ruan, Rodrigues e Jeferson; Frizzo, Darlan e Isaque; Ferreira, Jhonata Robert e Da Silva.
Nomes como Rodrigues, Darlan, Isaque e Ferreira hoje são muito importantes para Renato Portaluppi. Sem falar em Matheus Henrique, Jean Pyerre e Pepê, que estiveram no grupo de transição em anos anteriores.
Pois em 2020, Thiago Gomes teve o desafio de montar um time totalmente novo. A base da equipe atual é esta: Vinícius; Vanderson, Heitor, Emanuel e Matheus Nunes; Varella, Fernando Henrique e Patrick; Elias, Léo Pereira e Fabrício.
Novamente, o resultado é extraordinário, com o Grêmio na liderança do Grupo C da segunda fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A fábrica de jogadores segue a todo vapor. E com as revelações sendo muito bem preparadas no grupo de transição.