Entre a eliminação na Libertadores para o Santos e o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil diante do São Paulo, o Grêmio tem o Sport no caminho. Na noite deste sábado (19), às 19h, o time de Renato Portaluppi entrará no gramado da Ilha do Retiro em busca dos três pontos para tentar uma aproximação aos primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.
Se a decepção com a eliminação com goleada na Libertadores foi grande, o Tricolor carrega uma invencibilidade de dez jogos no Brasileirão. O período sem derrotas levou a equipe gaúcha do 14º lugar para o G-6, o que chegou a reacender na torcida a esperança no título brasileiro.
Neste momento, o Grêmio está a 12 pontos do líder São Paulo. O fato de ter dois jogos a menos que os paulistas e um confronto direto em Porto Alegre no segundo turno permite que a disputa pela taça ainda possa ser assunto no ambiente gremista. Mesmo assim, a tendência é de que Renato poupe a maior parte dos titulares em razão da semifinal da Copa do Brasil na quarta-feira (16). O volante Matheus Henrique e o atacante Pepê, que já atuaram no empate com o Goiás na última rodada, quando o treinador também fez preservações, podem ser utilizados novamente.
A principal dúvida está na lateral direita. Como Orejuela teve confirmada uma lesão muscular na coxa esquerda e ficará três semanas afastado, Victor Ferraz é o único jogador da posição disponível. Caso ele seja preservado neste sábado, Renato terá de improvisar. Os mais cotados são o zagueiro Ruan e o meia Thaciano.
Reencontro
Na Ilha do Retiro, o Tricolor irá reencontrar Thiago Neves, contratado como aposta de Renato Portaluppi no começo da temporada, mas que teve o contrato rescindido no dia 4 de setembro, justamente após a derrota do Grêmio para o Sport no primeiro turno. Ele acertou com o clube pernambucano 13 dias depois um vínculo até fevereiro de 2021. Durante a semana, o meia minimizou o reencontro com o ex-clube.
—Não tenho nenhuma mágoa do Grêmio, com os jogadores ou com a comissão. O negócio foi outro. Eu sou um jogador motivado a ganhar, independente do jogo. Caiu de ser contra o Grêmio, mas eu vou fazer o meu jogo, respeitando as orientações do Jair Ventura — declarou.
Thiago Neves disputou 13 jogos pelo Sport e marcou três gols - o último garantiu a vitória de 1 a 0 sobre o Coritiba, domingo passado. Os números são superiores aos que ele teve no Grêmio, onde jogou 14 partidas e balançou as redes apenas uma vez. Repórter da Rádio CBN Recife, Vinicius Calado ressalta, no entanto, que o meia ainda não atingiu as expectativas geradas em sua chegada a Ilha do Retiro.
— O torcedor do Sport ainda espera um protagonismo maior do Thiago Neves pela expectativa que gerou a chegada dele. Ele já mostrou qualidade em alguns momentos, mas é esperado mais protagonismo dele na reta final do Brasileirão. O Sport precisa disso — avalia.
O Grêmio está na 6ª posição no Brasileirão e pode entrar no G4 em caso de vitória sobre o Sport. Para isso precisará que ocorra um empate no confronto direto entre Inter (5º) e Palmeiras (4º), no Beira-Rio. Se perder, o Tricolor poderá cair para o sétimo lugar caso o Santos vença o Vasco da Gama. O Sport é o 15º colocado, com 28 pontos, três acima da zona de rebaixamento.