Não é de hoje que Everton vira notícia no mercado de transferências. Antes mesmo de estrear como jogador profissional do Grêmio, em 2014, o atacante era sondado por gigantes europeus. Aos 24 anos, sendo artilheiro tricolor nas duas últimas temporadas, e tendo conquistado a Copa América como titular da Seleção Brasileira, seria natural que o assédio aumentasse.
Em tempos de agravamento de uma crise econômica, ocasionada pela pandemia de coronavírus, "Cebolinha" é visto na Arena como um atleta que, se vendido, poderia equilibrar o balanço financeiro do clube.
GaúchaZH lista agora todos os times que demonstraram interesse no jogador, ou ao menos tiveram seus nomes envolvidos em especulações.
Napoli
O clube da Itália começou a demonstrar interesse em Everton ainda em 2019. Nos últimos meses, porém, intensificou esta procura. Depois de liberá-lo para conversar diretamente com os dirigentes italianos, o Grêmio iniciou tratativas para adquirir um percentual maior dos direitos econômicos do jogador. No entanto, o Napoli teria recuado da negociação ao ouvir os valores pedidos pelo empresário do atleta, se voltando para outros atacantes, como o nigeriano Victor Osimhen, que atua no Lille, da França.
Everton-ING
Em janeiro, o próprio jogador admitiu ter conversado com o técnico Carlo Ancelotti por telefone, sendo questionado sobre sua vontade em atuar no clube homônimo, Everton, da Inglaterra. O técnico italiano observa o atacante gremista desde quando comandava o Napoli.
Borussia Dortmund
Os alemães estabeleceram alguns contatos no início deste ano para sondar a situação do jogador. Porém, o asnsunto ão chegou a se transformar em negociação efetiva de contratação.
Atlético de Madrid
No final de 2019, o jornal espanhol Mundo Deportivo publicou que o clube, que tem Diego Simeone como treinador, tem observado o atacante do Grêmio. Entretanto, não apresentou uma oferta.
Newcastle
O site inglês Chronicle Live destacou que o Newcastle teria, inclusive, apresentado uma oferta de empréstimo, com uma proposta de 38,5 milhões de libras (aproximadamente R$ 205 milhões). A informação não foi confirmada em Porto Alegre.
Proposta da China
Em meio à temporada de 2019, Everton trocou de empresário. Agenciado desde o início da carreira por Gilmar Veloz, o atleta passou a ser gerenciado por Márcio Cruz. Neste mesmo período, chegou à Arena a oferta de um clube chinês, que não teve seu nome divulgado. A proposta, contudo, não agradou ao clube.
Arsenal
Um time que chegou a esboçar um interesse mais efetivo por Everton foi o clube do norte de Londres. Porém, o orçamento apertado, causado pela não participação na Liga dos Campeões, impediu uma oferta mais tentadora. O escolhido para agregar ao elenco de Unai Emery foi o marfinense Pépé.
Bayern de Munique
Outro clube que monitorou Everton foi o Bayern de Munique. Com as saídas de Ribéry e Robben, os alemães viram em Everton um plano B. Entretanto, o acerto com o meia brasileiro Phillipe Coutinho interrompeu qualquer avanço.
PSG
Com o retorno do brasileiro Leonardo ao cargo de diretor do time francês, o nome de Everton foi especulado. Porém, como Neymar continuou no clube, a possibilidade não foi adiante.
Milan
O interesse em Everton teria iniciado ainda por conta de indicação do diretor Leonardo. No início de 2019, o jornal italiano Gazzetta dello Sport noticiou que o atacante era a grande prioridade dos milaneses, que haviam contratado o meia Lucas Paquetá, do Flamengo. Por conta de restrições impostas por problemas no caixa, o clube não conseguiu evoluir e chegar no patamar exigido pelo Grêmio para levá-lo.
Manchester United
No final de 2018, a imprensa inglesa divulgou que o clube do norte do país estaria disposto a desembolsar 30 milhões de libras (quase R$ 140 milhões pela cotação da época). A especulação não se transformou em realidade.
Bayer Leverkusen
Há dois anos, o clube da Alemanha chegou a enviar olheiros para assistir a partidas do Grêmio. O interesse não passou de uma observação in loco do atacante.
Lazio
O clube da capital italiana já verificou as condições para tirar o atacante da Arena — inclusive, o próprio empresário do atleta confirmou o interesse à época. Segundo a direção gremista, porém, nenhuma proposta foi apresentada.
Manchester City
A equipe comandada por Pep Guardiola foi o primeiro clube europeu a pôr os olhos em Everton. Quando o atleta ainda integrava as categorias de base do Tricolor, um representante foi enviado a Porto Alegre para conversar com o presidente Fábio Koff. As observações continuaram a partir de sua estreia como profissional, sem ter se concretizado uma nova oferta.