Por conta do calendário apertado previsto para depois da pandemia, os grandes clubes brasileiros devem dar oportunidade a diversos jogadores reservas e oriundos das divisões de base. Um dos jovens do Grêmio que busca uma chance na equipe é o volante Matheus Frizzo, 21 anos. Natural de Guarulhos-SP, o garoto comemora a oportunidade de aprender com os mais experientes do grupo.
— Está sendo muito importante para mim a convivência com jogadores de qualidade, com muita história. Ter jogadores vencedores como Pedro Geromel, Kannemann e Maicon é de extrema importância para o amadurecimento do jogador. Ter uma comissão muito qualificada, com o maior ídolo do clube, é uma forma de aprendizado para um atleta jovem como eu. Preciso disso no início da carreira. É a realização de um sonho — declarou Frizzo, em entrevista divulgada pela assessoria de imprensa do clube.
Antes das quartas de final da Copa América 2019, contra o Paraguai, na Arena do Grêmio, Frizzo foi chamado pelo técnico Tite para completar o grupo da Seleção Brasileira nos treinos no CT Luiz Carvalho. O garoto considera que aquela experiência "foi um aprendizado muito grande".
— Todo jogador sonha quando pequeno em chegar ao profissional, mas o auge da carreira é chegar à Seleção. Quando recebi a notícia da diretoria, foi motivo de alegria para mim e para a família. Conviver com jogadores que eu só acompanhava pela TV foi inesquecível para mim. Fiz três treinos com eles, e foi um aprendizado muito grande. Espero um dia estar no lugar deles — completou.
Por enquanto, o Grêmio vem realizando trabalhos físicos no CT, com o elenco dividido em pequenos grupos. Nesta quinta (4), houve ainda alguns exercícios técnicos com bola, como cruzamentos e finalizações. Há a expectativa de que, na próxima semana, haja a possibilidade de realizar treinos táticos, ainda que sem contato físico, dependendo do que for permitido pela prefeitura no próximo decreto.