O Grêmio planeja para a próxima semana um avanço na rotina de treinamentos dos jogadores no CT Luiz Carvalho. A entrevista do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, à Rádio Gaúcha, na manhã desta quinta-feira (4), deixou o clube com a expectativa de que as restrições às atividades dos atletas devem ser aliviadas.
Ao comentar a situação da Capital em relação à pandemia de coronavírus, Marchezan disse ao Gaúcha Atualidade que "a gente deve se dirigir para a liberação de algumas atividades no início da semana que vem". Embora não tenha mencionado os treinos da dupla Gre-Nal, o prefeito lembrou que as atividades esportivas estão entre os setores com mais restrições atualmente.
O último decreto publicado pela prefeitura autoriza que os atletas profissionais de clubes esportivos realizem trabalhos individuais, sem contato físico e aglomerações e com distanciamento mínimo de dois metros. Desta forma, Grêmio e Inter dividem o elenco em pequenos grupos para trabalhos voltados ao condicionamento físico.
A direção e a comissão técnica do Tricolor esperam que, na próxima semana, sejam permitidas atividades que possibilitem trabalhar o entrosamento da equipe, como, por exemplo, um treino tático de posicionamento, com a formação de uma equipe titular, ainda que sem adversário e sem disputa de bola entre os atletas.
— Se não puder ainda ter coletivo, pelo menos alguns treinos com bola mais aprimorados, como um técnico-tático sem contato pessoal, mais voltado ao entrosamento — pondera o vice de futebol Paulo Luz.
Ainda assim, o clube não tem prevista nenhuma conversa com a prefeitura ou com as demais autoridades públicas. A ideia é não fazer nenhum tipo de pressão e avançar no retorno às atividades normais apenas quando houver aval dos órgãos de saúde.
Outra expectativa é em relação à retomada do Gauchão em 15 de julho, se houver autorização do governo estadual.