Ao analisar as duas primeiras semanas após a retomada de diversas atividades econômicas em Porto Alegre, incluindo restaurantes e shoppings, o prefeito Nelson Marchezan afirmou que mais setores devem reabrir nos próximos dias. Segundo o prefeito, "a gente deve se dirigir para liberação de algumas atividades no início da semana que vem".
— O que a gente tem hoje com restrições mais elevadas: atividades esportivas, cultos religiosos, locais de espetáculos, eventos e as escolas, que movimenta 300 mil alunos. (...) Não tem uma diretriz específica de qual setor vai ser liberado, até para evitar gerar expectativa — afirmou, em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta quinta-feira (4).
Reportagem de GaúchaZH mostrou que o número de casos suspeitos ou confirmados de coronavírus em UTIs da Capital recuou 10% em uma semana, somando 69 pacientes até as 13h desta quarta-feira (3) — são 625 leitos de terapia intensiva na cidade. A ocupação destes leitos é um dos principais fatores levados em conta pela prefeitura ao analisar o avanço da pandemia na cidade.
— A tendência nos leva a crer, dentro de um cenário de evidências que se tem, de que estamos no caminho correto, tendo algum controle em relação à velocidade de contágio — disse.