Vice-presidente de futebol do Grêmio, Paulo Luz afirma que o time estará pronto para a retomada do Gauchão no dia 15 de julho, caso o prazo estipulado se confirme. Ele espera que a situação melhore em Porto Alegre e em todo o Estado. Com o atual conjunto de limitações do setor laranja (confira no mapa abaixo), apenas atividades físicas são autorizadas aos clubes da Capital.
— Assim que passarmos para a bandeira amarela teremos mais condição de fazer melhores treinamentos, coletivos, atividades com bola, deixar a parte física e ir para algo de futebol — projeta o dirigente.
Luz lamenta a situação econômica nas quais se encontram os clubes do interior, mas acredita que o não rebaixamento no Gauchão é uma medida justa. Em nível nacional, o responsável pelo futebol gremista projeta uma sinalização da CBF e Conmebol para poder planejar com mais precisão as contas do Tricolor.
— No momento que esses prazos começarem a ser falados é que teremos como dar respostas aos nossos patrocinadores e pensar nas situações contratuais — avalia.
O Grêmio não estuda nenhuma contratação pontual, mas o vice de futebol acredita que os clubes que estiverem em pior situação financeira perderão jogadores para os que estão melhores. Preocupado com o mercado do futebol nacional, Luz é otimista quanto aos chamados "negócios de oportunidade":
— A gente pode eventualmente conseguir até trazer um jogador sem custos federativos.
O único reforço que pode pintar na Arena é Renato Portaluppi. O técnico segue no Rio de Janeiro sem prazo para retorno por ser parte do grupo de risco da covid-19. Sua volta para Porto Alegre depende das orientações médicas.