Depois de treinar no Rio de Janeiro na manhã de sexta-feira (17), a delegação do Grêmio chegou a Guarulhos, local da concentração para o jogo contra o Corinthians, no início da noite. A chegada no hotel foi rápida, uma vez que o atraso de 40 minutos no voo alterou o horário da janta e da tradicional apresentação de vídeos por parte da comissão técnica antes das partidas.
Entre os jogadores o clima de frustração pela perda da possibilidade de título da Copa do Brasil já havia sido trocado por um mais alegre depois das convocações de Everton e Kannemann para as seleções de Brasil e Argentina respectivamente. Na reunião pós-jantar, o técnico Renato Portaluppi encaminhou a estratégia para a volta ao Campeonato Brasileiro após a eliminação de quarta-feira (15) diante do Flamengo.
Caso o Grêmio tivesse se classificado, o time para jogar neste sábado (18) seria praticamente todo suplente. A escalação não foi divulgada pelo treinador e só será conhecida no estádio, mas a tendência é a utilização de um grande número de titulares. A ideia agora é redobrar esforços no Brasileirão para, pelo menos, se manter no G4, buscando a máxima aproximação da liderança. Com a derrota do Maracanã foi perdida uma chance das três que havia de chegar à Libertadores de 2019, algo que a diretoria julga importantíssimo e estratégico.
Leonardo Moura é o candidato número um à preservação contra o Corinthians. O lateral tem uma programação de utilização nos jogos que não prevê o aproveitamento duas vezes por semana. Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez fizeram trabalhos em separado no Rio de Janeiro. Luan também vem sendo poupado em algumas atividades, Everton voltou recentemente de lesão e o capitão Maicon foi outro que sentiu o forte ritmo do último jogo. Nenhum destes, porém, pode ser descartado em um time em que, por motivos técnicos, pode ter a troca de André por Jael no ataque.
Depois de enfrentar o Corinthians, é seguro que os titulares tricolores atuarão na rodada seguinte na Arena contra o Cruzeiro e os reservas irão a Curitiba enfrentar o Atlético Paranaense, uma vez que este jogo precederá a decisão contra o Estudiantes pela Libertadores.
Para jogar no Itaquerão neste sábado, o Grêmio poderá ter: Marcelo Grohe; Leonardo Gomes (Leonardo Moura), Geromel (Paulo Miranda), Kannemann e Cortez; Jaílson e Maicon (Cícero); Ramiro, Luan e Everton Jael (André).