Por recomendações da Fifa, o Grêmio terá de fazer ajustes em seu uniforme para a disputa do Mundial de Clubes. A entidade só permite a exibição do patrocinador master na camisa, o banco Banrisul, e também a fornecedora, a Umbro. Outras marcas estampadas hoje, como as do hotel Laghetto, da loja iPlace, da operadora de planos de saúde Unimed e do aplicativo de transportes Uber, não serão exibidas durante o torneio.
— Nos contratos com nossos patrocinadores, a gente coloca cláusulas referentes a competições com limitadores de patrocínio. No caso do Mundial, como o regulamento da Fifa não permite outros patrocinadores, estas marcas não serão usadas na camisa — explica o executivo de marketing Beto Carvalho.
As mudanças no uniforme foram realizadas diretamente pela fornecedora do Grêmio, a Umbro, com a supervisão da Fifa. O gerente de marketing da empresa no Brasil, Eduardo Pogetto, explica que a principal modificação diz respeito ao tamanho do logo do Banrisul e também da Umbro, que serão reduzidos por determinação da entidade. O número na frente, que é opcional, não será utilizado.
— O número pode estar tanto na parte da frente da camisa como no calção. E, como não ficou proporcional na camisa, decidimos mantê-lo só no calção e nas costas —conta Pogetto.
Outra mudança no uniforme, esta mais discreta, diz respeito ao patch de Fair Play da Fifa, utilizado tradicionalmente nas mangas das camisas de todos os clubes que disputam o Mundial.
— A Fifa distribui este patch nos Emirados Árabes. Como é autoadesivo, é só prensar diretamente na camisa — explica Carvalho.
O resultado já será visto na próxima terça-feira, dia 12, no Estádio Hazza Bin Zayed, em Al Ain, na semifinal do Mundial contra o mexicano Pachuca ou o marroquino Wydad Casablanca.