A 5ª rodada do Gauchão 2024 terminou neste domingo (4). Nos seis jogos realizados, foram 11 gols marcados: quatro vitórias de mandantes, uma de visitante e um empate.
Com os resultados, o Grêmio segue na liderança do torneio, com 12 pontos. O Inter vem logo atrás, com 10. A mudança maior ocorreu na parte de baixo da tabela. O Guarany de Bagé empatou com o São José e saiu da zona de rebaixamento, que agora é composta por Avenida e Santa Cruz do Sul — que ainda não venceu e é o lanterna da competição.
Na volta dos titulares ao Gauchão, o time de Eduardo Coudet ficou abaixo no primeiro tempo, mas sobrou no segundo e venceu o Caxias por 2 a 0, em um sábado (3) ensolarado no Beira-Rio. O nome do jogo foi o atacante Lucca, que entrou no intervalo e marcou os dois gols, sendo um deles de bicicleta.
Fora de casa e com a preservação de titulares, o Grêmio venceu o Avenida pelo placar simples neste sábado. O autor do gol foi Nathan Fernandes. Conduzindo a bola por 40 metros e passando por dois defensores do Avenida, o guri chegou na meia-lua da grande área e chutou no canto direito do goleiro Ruan para fazer 1 a 0 para o Tricolor.
Ainda no sábado, o São Luiz visitou o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, e perdeu sua invencibilidade no Gauchão, num jogo em que os goleiros foram os destaques. O time da casa venceu por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo Luam Parede, que entrou no segundo tempo e balançou as redes aos 36 minutos. O Noia ainda teve um gol anulado.
Na noite deste domingo (4), no Passo D'Areia, o São José recebeu o Guarany de Bagé e empatou em 1 a 1. O Zeca abriu o placar, ainda no primeiro tempo, mas acabou cedendo o empate na segunda etapa.
O Brasil de Pelotas recebeu o Santa Cruz na noite de domingo, no Bento Freitas, e levou a melhor. O Xavante venceu o alvinegro por 2 a 0. Os gols foram marcados apenas na segunda etapa. O primeiro deles, de Robinho, foi um golaço de fora da área.
No reencontro com o Alfredo Jaconi, Juventude derrotou o Ypiranga por 3 a 0. A goleada levou o time alviverde ao terceiro lugar, com nove pontos. Já o Canarinho ficou fora do grupo dos oito primeiros na tabela.