O Grêmio venceu o Avenida por 1 a 0 e assegurou a liderança do Gauchão 2024 por mais uma rodada. O gol no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, foi marcado pelo jovem Nathan Fernandes, em uma arrancada que partiu do campo de defesa, superou dois marcadores e terminou com uma finalização no canto direito.
Mesclando a escalação com titulares e reservas, o time gremista não conseguiu ser dominante na partida, porém decidiu o jogo em uma jogada em individual ainda no primeiro tempo. Com o resultado, o Tricolor alcançou 12 pontos e abriu dois de vantagem para o Inter, o vice-líder.
No terceiro jogo fora de casa no Gauchão, Renato decidiu novamente preservar titulares. Desta vez, seis trocas foram promovidas em relação ao último jogo – em especial no setor defensivo, que manteve apenas o lateral-esquerdo Reinaldo. No ataque, apesar das críticas na vitória sobre o Juventude e as vaias na chegada a Santa Cruz do Sul, João Pedro Galvão foi mantido na referência. Com a lesão de Soteldo, Nathan Fernandes foi escalado como na ponta esquerda.
Tentando se encontrar no jogo, o Grêmio viu o Avenida ser melhor nos primeiros 20 minutos. Antes disso, o goleiro Caíque foi decisivo com duas defesas importantes. A primeira, aos nove, ao espalmar uma finalização do centroavante Carlos Henrique. Três minutos depois, se esticando no canto esquerdo para mandar para escanteio um chute de Jean Carlo.
Aos poucos o time gremista conseguiu equilibrar o jogo e passou a finalizar de longa distância, porém sem perigo. A mudança crucial ocorreu na parada para hidratação, aos 30 minutos. Os líquidos repostos diante do calor de 30 graus de Santa Cruz do Sul foram o combustível para Reinaldo recuperar uma bola no lado esquerdo do campo de defesa e deixar a com Nathan Fernandes. Conduzindo a bola por 40 metros e passando por dois defensores do Avenida, o guri chegou na meia-lua da grande área e ali lançou um chute forte e preciso, no canto direito de Ruan, e fez 1 a 0 para o Grêmio.
No retorno do intervalo, o jogo caiu de ritmo. O Grêmio conseguia encaixar a marcação para administrar a vantagem, mas sem ameaçar o Avenida. Por outro lado, o time da casa também não ameaçava.
A impaciência dos gremistas com JP Galvão traduzida em números
CONFIRA NA COLUNA
Visando preencher o meio-campo e renovar a energia do ataque, aos 13 minutos Renato colocou Pepê e Lucas Besozzi no jogo, sacando Cristaldo e Nathan Fernandes. O atacante argentino entrou disposto logo forçou o goleiro Ruan a fazer uma grande defesa em um chute forte, aos 20 minutos. O Grêmio chegou novamente com Besozzi, que deu uma caneta em Negueba dentro da área, aos 23 minutos. A jogada terminou com uma finalização de Pepê, defendida por Ruan.
O transcorrer do jogo com placar negativo fez o técnico Márcio Nunes mandar o time da casa ao ataque. Para conter as ações do adversário, Renato colocou Gustavo Martins como volante ao lado de Villasanti. Nesta formação, Dodi fechou o lado direito e Galdino deixou o jogo.
O Avenida ainda levou perigo no minuto final, quando Bruno Uvini foi providencial para desviar uma finalização de Chicão, dentro da área, após erro de Caíque, garantindo ao Grêmio a vitória em Santa Cruz do Sul. Foi o quarto triunfo seguido do Tricolor, o terceiro por 1 a 0.
Gauchão - 5ª rodada - 3/2/2024
Avenida (0)
Ruan Carneiro (Chicão, 25’2ºt); Rodrigo Negueba, Rafael Goiano, Dadalt e César Nunes; Jhonata, Bruno Camilo e Carlos Alberto (Bruninho, 16’/2º); Felipe Cruz (Alan Cardoso, 32’/2ºT), Jean Carlo (Alexandre, 32’2ºT) e Carlos Henrique (Hélio Paraíba, 16’/2º). Técnico: Márcio Nunes
Grêmio (1)
Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Bruno Uvini e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Cuiabano, 39’/2ºT) e Cristaldo (Pepê, 13’/2ºT); Galdino (Gustavo Martins, 25’2ºT), Nathan Fernandes (Besozzi, 13’/2ºT) e João Pedro Galvão (André Henrique, 25’2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
GOL: Nathan Fernandes (G), aos 34min do 1º tempo;
CARTÕES AMARELOS: João Pedro, Cristaldo, Galdino e Gustavo Martins (G); Rafael Goiano e César Nunes(A)
ARBITRAGEM: Erico Andrade de Carvalho, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Maira Mastella Moreira; 4º árbitro: Tiago Staduto.
LOCAL: Estádio dos Eucaliptos, Santa Cruz do Sul.