O Brasil de Pelotas recebeu o Santa Cruz na noite deste domingo (4) no Bento Freitas e levou a melhor. O Xavante venceu o alvinegro por 2 a 0. Os gols foram marcados apenas na segunda etapa. O primeiro foi de Robinho, que arriscou de fora da área e acertou o ângulo da meta do Galo. Minutos depois, JP Bardales, de cabeça, ampliou.
Com a vitória, o Brasil subiu para o quarto lugar na tabela, com oito pontos. Já o Santa Cruz, que ainda não venceu no Gauchão, ficou na lanterna do torneio, com apenas dois pontos.
Poucas mudanças nos titulares
A equipe mandante repetiu a escalação da última rodada, quando venceu o Caxias por 2 a 1 fora de casa. O Brasil entrou em campo com Gabriel; Gabriel Biteco, Zé Pedro, Bruno Reis, Jefinho; Maicky, Anderson Recife, Tinga, Marcinho; Robinho Santos e JP Bardales.
O Santa Cruz contou com o retorno do goleiro Marcelo Pitol, que estava lesionado, e praticamente repetiu a escalação da partida anterior, contra o São José. Inclusive, este foi o reencontro de Pitol com seu último clube, o Brasil, onde disputou o Campeonato Gaúcho de 2023.
Além da mudança no gol, o time alvinegro precisou fazer uma alteração no ataque, pois Rafael Mineiro estava suspenso após ter sido expulso no último jogo. Assim, os visitantes entraram com: Pitol; Kevlin, Jeffinho, Thiago Sales, David Luis; Pereira, Amaral, Leylon; Pablo Bueno, Márcio Jonatan, Hugo Almeida.
Primeiro tempo
Apesar do placar ter sido aberto apenas na etapa final, o primeiro tempo foi movimentado e ambas as equipes tiveram grandes oportunidades. A primeira delas foi pelo lado do Santa Cruz. O atacante Hugo Almeida, dentro da área, deu uma girada de corpo na defesa Xavante e chutou forte ao gol, mas Gabriel fez uma bela defesa.
Aos 33 minutos, dentro da área, Robinho passou no meio de dois e chutou cruzado, no canto da meta do Santa Cruz. Porém, o chute saiu fraco, e Pitol defendeu sem dificuldades. Aos 46 minutos, Tinga cobrou uma falta com um chute forte e o goleiro do Santa Cruz fez uma grande defesa.
Segunda etapa
No segundo tempo, o ataque do Brasil não parou de pressionar e o gol parecia questão de tempo. E assim foi. Aos 24 minutos, Robinho, de fora da área, chutou no ângulo direito da meta do Santa Cruz e marcou um golaço. O goleiro Pitol chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol.
Aos 29 minutos, o time alvinegro tentou dar a resposta, também com um chute de fora da área com Hugo Almeida, mas a bola passou ao lado da meta do Brasil. O tiro de meta após este lance foi o início da jogada do segundo gol do Xavantes.
JP Bardales, de cabeça, ampliou o placar aos 30 minutos. Ele recebeu um cruzamento certeiro de Vini Charopen, que havia entrado no intervalo, e cabeceou sem chances para Pitol. Esse foi o primeiro gol do centroavante com a camisa do time pelotense.
Logo em seguida, aos 32 minutos, mais uma vez buscando dar a resposta, o Santa Cruz, com Pablo Bueno, chegou a descontar o resultado, mas o bandeirinha marcou o impedimento.
O Brasil ainda tentou ampliar, mas não teve grandes chances e a partida encerrou em 2 a 0. A torcida xavante presente Bento Freitas saiu contente com o resultado e celebrou o êxito do time.
Colaborou: Leonardo Bender