A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) informou, na manhã desta segunda-feira (30), que a final do Gauchão Feminino não terá venda de ingressos. Para o jogo do próximo domingo (5), entre Grêmio e Inter, apenas convidados poderão acessar a Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha. Serão 350 convites para cada clube.
A reportagem de GZH conversou com a responsável pelo Departamento de Futebol Feminino na entidade, Gabriela Luizelli, para entender os motivos desta decisão. De acordo com ela, foi uma questão de segurança.
— Temos dois clubes muito importantes. A Arena Cruzeiro não possui PPCI em todo seu espaço, apenas na social e na arquibancada sul. Então, isso nos limitou muito na questão de distribuição das torcidas. Não tínhamos como fazer uma separação de forma eficaz, como todo protocolo de segurança exige — explicou.
— Eles ficarão todos na área social da Arena Cruzeiro. Fizemos a questão de convites, porque não teremos uma barreira física entre os convidados dos dois times. Por questão de segurança, foi decidido desta maneira — acrescentou.
A respeito da possibilidade de troca de estádio para a decisão, visando a respeitar as questões de segurança e permitir que os torcedores pudessem acompanhar o confronto, Gabriela Luizelli enfatiza que isso chegou a ser discutido entre os clubes:
— Foi cogitado, mas já existia um acordo com o Cruzeiro. Nós já estávamos, logisticamente, todos programados para o evento ser lá. Será a primeira vez em que teremos uma ação pré-jogo. Vamos ter shows, vai estar bem legal a festa. Estamos organizando uma final realmente para valorizar o produto. E esse é um dos motivos de ter uma final única, conseguimos fazer um espetáculo melhor, organizar melhor. Então, decidimos por permanecer com a decisão que já havia sido tomada anteriormente e não mexer na nossa programação. Acreditamos que, neste momento, o melhor a ser feito era, realmente, continuar com o nosso planejamento.
A responsável pelo Departamento de Futebol Feminino na FGF, no entanto, não cogita mudanças para a próxima temporada:
— Acho que vai ficar para o ano que vem a questão de se pensar em fazer em um estádio maior ou fazer uma final em dois jogos.
Posição dos clubes
O Grêmio definiu que os seus 350 convites serão destinados a familiares de atletas e comissão técnica, além de parceiros, profissionais do clube e demais convidados.
O Inter, por sua vez, direcionará 150 deles para familiares e amigos das atletas, 100 para o setor de relacionamento social do clube, que os disponibilizará para os sócios, e, por fim, 100 para conselheiros do Colorado.
FGF emite nota
Durante a tarde, a FGF emitiu uma nota oficial a respeito da final do Gauchão Feminino. De acordo com a entidade, "a limitação da ocupação de 700 pessoas para a final do Gauchão Feminino foi alinhada junto aos órgãos de segurança da cidade de Cachoeirinha, em razão dos acessos ao estádio". A Federação afirmou, ainda, que "tem como premissa prezar sempre pela segurança do torcedor e que jamais realizaria qualquer evento em um local que não dispusesse de todos os elementos de segurança e documentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e legislação desportiva". Confira a nota na íntegra:
"A Federação Gaúcha de Futebol - FGF esclarece que a Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha, palco da final do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino 2021, neste domingo (5), às 10h, é um estádio habilitado com toda a segurança para a realização de partidas, possuindo todos os documentos necessários exigidos pelos órgãos de segurança para ocupação das áreas liberadas para a presença de público, como alvará de PPCI e laudos da Portaria nº 290/2015, do Ministério dos Esportes. O local, inclusive, recebeu diversos jogos ao longo do ano, tanto da Divisão de Acesso quanto da Copa FGF.
A limitação da ocupação de 700 pessoas para a final do Gauchão Feminino foi alinhada junto aos órgãos de segurança da cidade de Cachoeirinha, em razão dos acessos ao estádio. Grêmio e Internacional terão direito a 350 credenciais, que poderão ser distribuídas da forma que cada um dos clubes entender ser a melhor.
A FGF reforça que tem como premissa prezar sempre pela segurança do torcedor e que jamais realizaria qualquer evento em um local que não dispusesse de todos os elementos de segurança e documentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e legislação desportiva. O compromisso da Federação é o de fomentar cada vez mais o Futebol Feminino, a exemplo deste ano em que 100% dos custos da competição foram subsidiados pela entidade, e colaborar para o crescimento da modalidade, viabilizando, pelo segundo ano, a transmissão da final em TV aberta para todo o Estado do RS".