Estar em uma final de campeonato com direito à clássico está no imaginário de qualquer atleta. E este cenário poderá se concretizar em especial para cinco atletas do Grêmio no próximo dia 5 de dezembro, no jogo do título do Gauchão Feminino. A decisão será contra o Inter, na Arena Cruzeiro, às 10h.
Com a base mantida para esta temporada, grande parte do elenco das Gurias Gremistas já atuou em uma partida contra as maiores rivais. Algumas das novas contratações também já estiveram em campo no primeiro Gre-Nal do ano, válido pelo Brasileirão, que ocorreu ainda em junho. Mas ainda tem gente para estrear. GZH produziu um levantamento com cinco atletas que poderão, de forma inédita, entrar em campo pelo clássico gaúcho.
Maglia
Aos 31 anos, Maglia desembarcou em Porto Alegre nesta temporada para vestir a camisa do Grêmio. Além de ser uma opção para o meio-campo, a volante chegou para ser uma referência de experiência para o elenco. Passou por Corinthians e Ferroviária, bicampeã brasileira, além de ter sido a melhor de sua posição no Brasileirão de 2019.
No estadual, foram seis jogos, todos como titular, além de somar uma assistência. No primeiro Gre-Nal do ano, na penúltima rodada da primeira fase do Brasileirão, ficou apenas no banco de reservas, na derrota por 2 a 1, no Estádio Beira-Rio. Para a decisão do título, pode fazer sua estreia no clássico gaúcho.
Kika Brandino
Anunciada como reforço ainda em 2020, Kika vive uma nova fase no Grêmio após um período de superação. A volante sofreu uma lesão grave no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo logo no início do Brasileirão daquele ano e passou mais de um ano longe dos gramados.
O novo traço dessa trajetória está sendo escrito neste Gauchão. Foram três jogos, com direito a gol e assistência. O próximo dia 5 de dezembro pode marcar mais um passo dessa retomada: a primeira vez em um clássico contra o Inter.
Laís Giacomel
Novidade para esta temporada, a categoria de base sub-18 das Gurias Gremistas já está revelando talentos para o profissional. A lateral Laís Giacomel é uma das que tem ganhado oportunidades com a técnica Patrícia Gusmão no time principal.
Até agora, foram cinco jogos, todos começando como titular, e com participação direta em dois gols. O desempenho também já é visto na Seleção brasileira de base, com o técnico Jonas Urias.
A final do Gauchão pode representar mais um passo. Opção no banco de reservas no primeiro Gre-Nal da temporada pelo Brasileirão, a estreia no clássico poderá ser ainda em 2021.
Pati Maldaner
Zagueira de 18 anos, Patrícia vive uma situação semelhante a de Laís Giscomel. Além de representar as categorias de base do clube, já está na Seleção Brasileira feminina e busca seu espaço entre as profissionais.
No time principal, já foram quatro jogos pelo torneio estadual, sendo titular, inclusive, nos dois jogos das semifinais contra o Flamengo de São Pedro. Ao lado das experientes Andressa e Andreia Rosa, companheiras de posição, a jovem vai ganhando oportunidades.
Reserva no Gre-Nal pelo Brasileirão, pode ganhar um espaço na decisão do título do Gauchão Feminino.
Vitória Kaíssa
Anunciada para esta temporada, Vitória Kaíssa foi contratada junto ao Palmeiras, onde atuou pela categoria sub-18 até chegar ao profissional. Uma das revelações do Brasileirão do ano passado, também chegou até a Seleção Brasileira de base.
Em relação às demais companheiras citadas acima, é quem tem o menor número de jogos, em virtude de uma lesão. Por conta de uma entorse no tornozelo, esteve em campo apenas na partida de estreia pelo Gauchão, na vitória por 2 a 1 sobre o Brasil de Farroupilha. Há expectativa que o retorno ao time possa acontecer justamente na final. No Gre-Nal pelo Brasileirão, foi opção no banco de reservas.