Mais uma vez, elas estão na final do Gauchão Feminino. Com uma campanha impecável, de 100% de aproveitamento, as Gurias Gremistas terminaram a fase inicial na liderança do Grupo A e, posteriormente, eliminaram o Flamengo de São Pedro nas semifinais. Agora, o desafio é acabar com a hegemonia do Inter — atual bicampeão.
O Tricolor chega à decisão com o melhor ataque do Estadual. Foram 84 gols marcados em oito jogos — média de 10,5 por partida. Além da melhor defesa do Gauchão Feminino, junto com o Inter, com apenas dois sofridos.
Para finalizar, o time de Patrícia Gusmão também tem as artilheiras da competição. A estreante no campeonato regional Lais Estevam e a jovem Eudimilla. Ambas balançaram as redes 11 vezes.
Relembre a campanha das Gurias Gremistas
Grêmio 2x1 Brasil de Farroupilha
Em casa, as Gurias Gremistas estrearam com vitória. Recebendo o Brasil de Farroupilha no Vieirão, o Tricolor saiu na frente com Pri Back, em um golaço de falta, aos 36 minutos do primeiro tempo — este foi, inclusive, o primeiro gol do Estadual. Gisseli Mariano fez o segundo na etapa complementar, aos 23. O rubro-verde ainda conseguiu descontar com Bianca Bender, aos 40.
Mesmo com o triunfo, à época, as Gremistas não terminaram a rodada na ponta da tabela. Isso porque o Pelotas também havia triunfado sobre o Guarany de Bagé por 2 a 1. E como as Lobas haviam levado apenas um cartão amarelo, contra dois do Tricolor, ficaram na liderança da chave.
Pelotas 0x12 Grêmio
Na rodada seguinte, a primeira goleada do time de Patrícia Gusmão. Na Boca do Lobo, Jane Tavares balançou as redes quatro vezes, Nathane Fabem, Pri Back e Maiara duas, Lais Estevam e Gisseli Mariano fecharam a conta: 12 a 0. E a liderança na mão do Tricolor.
Guarany de Bagé 0x17 Grêmio
Em Bagé, as Gurias Gremistas aplicaram a segunda maior goleada do clube desde a reabertura do departamento feminino — a maior é um 20 a 0 sobre o Palestra, em 2017. Foi neste confronto que Lais Estevam fez seu primeiro hat-trick com a camisa do Tricolor. Eudimilla, Rafa Levis, Lorena González, Tchula e Gabizinha marcaram duas vezes. Enquanto Pri Back, Gisseli Mariano, Maria Eduarda e Mariza balançaram as redes em uma oportunidade cada.
A partida também marcou o final do primeiro turno. Naquele momento, o Grêmio já tinha o melhor ataque do Estadual, com 31 gols marcados, média de 10,3 por jogo. À época, Gabizinha era a líder de assistências do Gauchão Feminino, com cinco passes para o gol.
Grêmio 15x0 Guarany de Bagé
Foi nesta partida que as Gurias Gremistas confirmaram a classificação antecipada às semifinais da competição estadual. O duelo foi, ainda, o primeiro do Tricolor com torcida durante o Gauchão Feminino.
O jogo contou com reforços da base que balançaram as redes: Nubia Cabral, duas vezes, e Ana Guimarães ajudaram a construir a goleada. Kika Brandino, que ficou cerca de um ano lesionada, marcou seu primeiro gol após o retorno aos gramados. Eudimilla, Andressa Pereira, Jane Tavares, Pri Back, duas vezes, Nathane Fabem, Lais Estevam, duas vezes, Tchula e Gisseli Mariano, duas vezes, fecharam a goleada por 15 a 0.
Grêmio 15x0 Pelotas
Hat-trick duplo. Esse foi o fato marcante do duelo com o Pelotas, no Vieirão. Lais Estevam e Eudimilla marcaram três vezes — foi o segundo hat-trick de ambas com a camisa do Grêmio. Além delas, Gabizinha, Jane Tavares, Maiara, Pri Back, Mariza, Tchula, Nathane Fabem e Nubia Cabral, duas vezes, fecharam o placar.
Com a goleada aplicada, as Gurias Gremistas acabaram com as chances das Lobas avançarem à fase posterior do Gauchão Feminino. O Tricolor, por sua vez, seguiu com 100% de aproveitamento.
Brasil de Farroupilha 0x2 Grêmio
Para fechar a primeira fase, o Grêmio foi até Farroupilha enfrentar o Brasil. As duas equipes já estavam classificadas à segunda fase do Estadual. No entanto, isso não impossibilitou a realização de um grande jogo que acabou com vitória das Gremistas. Os dois gols do duelo foram marcados por Maiara ainda no primeiro tempo.
Com o encerramento da etapa inicial, o Tricolor se firmou como o melhor ataque e a melhor defesa — neste, empatado com as Coloradas — do Estadual. Foram 63 gols marcados em seis jogos, média de 10,5 por partida, e apenas um sofrido.
O Grêmio também encerrou a primeira fase com a artilheira do Gauchão Feminino: Lais Estevam, com nove gols. E com a líder de assistências: Pri Back, com seis passes para gol.
Flamengo de São Pedro 1x9 Grêmio
No jogo de ida da decisão, as Gurias Gremistas mostraram superioridade desde os primeiros minutos. Logo aos 13, Pri Back abriu o placar. Posteriormente, o Tricolor ainda viria a balançar as redes em outras oito oportunidades: mais uma vez com a camisa sete, duas com Lais Estevam, e uma com Rafa Levis, Gabizinha, Maiara, Eudimilla e Andressa. O Flamengo de São Pedro conseguiu descontar com Aninha, de pênalti.
Com a goleada, o time porto-alegrense encaminhou a classificação. Só seria eliminado se a equipe de Tenente Portela fizesse história aplicando uma goleada de oito gols de diferença, que as Gurias Gremistas nunca sofreram desde a reabertura do departamento.
Grêmio 12x0 Flamengo
Em casa, as Gurias Gremistas logo ampliaram a vantagem. No primeiro minuto de jogo, Maiara balançou as redes e acabou com qualquer sonho das adversárias de chegar à final. Dezoito minutos depois, ela marcou mais um. Pri Back, Gabizinha, Andreia Rosa, Andressa Pereira, Nathane Fabem, Jane Tavares e Eudimilla, quatro vezes, também deixaram o delas.
Aliás, com os quatro gols, Eudimilla chegou ao topo da artilharia da competição. Com 11, ela se igualou à colega de time Lais Estevam como atleta que mais marcou no Gauchão Feminino. Agora, é tudo Gre-Nal.