A primeira rodada do Gauchão Feminino chegou ao fim no último domingo (26), com a vitória do Pelotas sobre o Guarany, por 2 a 1. Aliás, esse placar se repetiu em outros dois confrontos do Estadual. A partida de abertura, entre Grêmio e Brasil de Farroupilha, foi vencida pelo Tricolor por este placar. Assim como o triunfo do Flamengo de Tenente Portela sobre o Elite, em 19 de setembro.
O único confronto que destoou foi entre Juventude e Inter. Na partida realizada no Homero Soldatelli, em Flores da Cunha, a equipe do alviverde — recém formada — acabou sofrendo oito gols das Coloradas que estão entre as quatro melhores do país — chegaram às semifinais do Brasileirão Feminino.
Aliás, das quatro vitórias, três foram de visitantes. Além do Inter que foi até Flores da Cunha derrotar o Ju, Pelotas e Flamengo venceram Guarany e Elite, respectivamente, longe de seus domínios. O único mandante que triunfou foi o Grêmio, jogando no Vieirão.
17 gols marcados
Foram 17 gols marcados nestes quatro jogos. Dois deles foram de bola parada. Pri Back fez um golaço de falta diante do Brasil de Farroupilha — este foi, inclusive, o primeiro tento do Estadual. Na partida entre Inter e Juventude, tivemos também o primeiro pênalti da competição, convertido por Djeni.
A artilharia do Estadual, por enquanto, está assim:
- 2 gols: Djeni, Rafa Travalão e Wendy (Inter)
- 1 gol: Bianca Bender (Brasil-Far), Daiane Bueno e Luana (Flamengo), Gisseli e Pri Back (Grêmio), Leticia Carneiro (Elite), Marinete (Guarany), Kamile Loirão e Maranhão (Inter), Paola Kichler e Duda Martins (Pelotas)
Em relação às assistências, duas atletas do Inter também estão na ponta:
- 2 assistências: Kamile Loirão e Wendy (Inter)
- 1 assistência: Leticia Debiasi (Brasil-Far), Carolyne (Elite), Tânia (Flamengo), Djeni e Rafa Travalão (Inter), Paty (Pelotas)
Advertências com cartões
Nenhuma atleta do Gauchão Feminino foi advertida com o cartão vermelho nesta rodada inicial. No entanto, foram 10 amarelos distribuídos. Uma média de 2,5 por jogo. Os times mais repreendidos com cartões foram:
- 3 amarelos: Brasil-Far
- 2 amarelos: Grêmio, Elite e Juventude
- 1 amarelo: Pelotas
- não receberam cartões: Guarany, Inter e Flamengo
Atletas utilizadas
Foram a campo 126 atletas nesta primeira rodada do Gauchão Feminino. O regulamento da FGF permite que cada técnico realize seis substituições ao longo do jogo. No entanto, apenas Maurício Salgado, do Inter, e Marli Nast Lourenzon, do Elite, usufruíram desta permissão.
Confira os resultados da 1ª rodada
- Grêmio 2x1 Brasil de Farroupilha
- Guarany de Bagé 1x2 Pelotas
- Juventude 0x8 Inter
- Elite 1x2 Flamengo
Tabela do Grupo A
- 1º Pelotas: 3 pontos (1 cartão amarelo)
- 2º Grêmio: 3 pontos (2 cartões amarelos)
- 3º Guarany-Ba: 0 pontos (0 cartões amarelos)
- 4º Brasil-Far: 0 pontos (3 cartões amarelos)
Tabela do Grupo B
- 1º Inter: 3 pontos (saldo de gols: +8)
- 2º Flamengo: 3 pontos (saldo de gols: +1)
- 3º Elite: 0 pontos (saldo de gols: -1)
- 4º Juventude: 0 pontos (saldo de gols: -8)
Próxima rodada
Todos os jogos estão marcados para o próximo domingo (3), às 15h:
- Brasil de Farroupilha x Guarany de Bagé | Estádio das Castanheiras
- Pelotas x Grêmio | Estádio Boca do Lobo
- Inter x Elite | Sesc Protásio Alves
- Flamengo x Juventude | CT futebol com vida