A quinta rodada do Gauchão Feminino não foi finalizada no domingo (24), porque o confronto entre Guarany de Bagé e Brasil de Farroupilha não pôde ser realizado. Por falta de ambulância e médico, o que está previsto no regulamento da competição, a bola não rolou no Estádio Estrela D'Alva — a situação será julgada pelo TJD. No entanto, mesmo assim, as gurias rubro-verde se garantiram nas semifinais.
A vitória do Grêmio sobre o Pelotas, por 15 a 0, inviabilizou qualquer chance de classificação das Lobas, que estacionaram nos três pontos. O Brasil de Farroupilha, segundo colocado com nove, já não pode mais ser alcançado pelo time áureo-cerúleo e, portanto, está na fase seguinte do Estadual — junto com o Grêmio, líder do Grupo A, e o Inter, líder do Grupo B, ambos com 100% de aproveitamento.
Outra equipe que teve suas chances de avançar dizimadas foi o Juventude. Ao perder para o Flamengo, por 5 a 0, o time alviverde terminará a competição na lanterna do Grupo B, com um ponto somado. Há, ainda, uma vaga em disputa nesta chave, que está entre o Elite e o próprio Flamengo. As equipes se enfrentarão no próximo domingo (31) e decidirão quem se junta a Grêmio, Inter e Brasil de Farroupilha.
Confrontos da sexta e última rodada — todos no domingo (31), às 15h:
- Brasil de Farroupilha x Grêmio
- Pelotas x Guarany de Bagé
- Inter x Juventude
- Flamengo x Elite
Tabela de classificação
Grupo A
- Grêmio: 15 pontos
- Brasil de Farroupilha: 9 pontos
- Pelotas: 3 pontos
- Guarany de Bagé: 0 pontos
Grupo B
- Inter: 15 pontos
- Flamengo: 7 pontos
- Elite: 6 pontos
- Juventude: 1 ponto