A final do Gauchão Feminino será disputada no próximo dia 5 de dezembro, em Cachoeirinha, novamente entre Grêmio e Inter. A rivalidade centenária tem se mostrado um interessante combustível para os duelos, com placares apertados e jogos disputados tanto no Estadual quanto na Série A-1 do Brasileirão Feminino. Atuais bicampeãs, as Gurias Coloradas esperam manter a hegemonia regional conquistando a terceira taça seguida.
Para interromperem a sequência de títulos e vitórias em clássicos o Tricolor da técnica Patrícia Gusmão vai precisar repetir a façanha de 2018, quando conquistou o Gauchão em pleno Beira-Rio. GZH lista cinco jogadoras das Gurias Gremistas que podem decidir o Gre-Nal e trazer o título para o Grêmio:
Laís Estevam
A atacante chegou ao Grêmio no começo de 2021, foi destaque da campanha no Brasileirão Feminino e briga pela artilharia do Gauchão. Ela não esconde que quer deixar seu nome na história do campeonato de 2021, onde já balançou as redes 11 vezes nos sete primeiros jogos. Laís passou em branco no jogo de volta das semifinais, mas pode crescer na decisão em final única.
Rafal Levis
Parceira de Laís e Jane Tavares no ataque, a guria veio do São Paulo para o time sub-18 e se destacou no começo da temporada, alcançando um lugar no time principal. Virou titular, fez um bom campeonato e é outra candidata a decidir o seu segundo clássico.
Pri Back
Uma das lideranças da equipe, a experiente camisa 7 e capitã Priscila quer liderar o elenco que pretende retomar o domínio no futebol feminino estadual. Autora do gol gremista na derrota para as rivais no Gauchão de 2020, Pri tem gols de falta e assistências na atual edição do Estadual e pode decidir tanto balançando as redes quanto dando um passe que deixe uma de suas companheiras em condição de finalizar.
Gabizinha
Aos 22 anos, a atacante voltou ao Tricolor em janeiro, depois de passar a temporada de 2020 no Atlético-MG. Ela cresceu de desempenho ao longo do Gauchão e tem recebido mais chances da técnica Patrícia. Apareceu no time titular na semifinal contra o Flamengo de São Pedro e balançou as redes. Na final do Gauchão de 2018, o último conquistado pelo Grêmio, foi dela o primeiro gol da partida em pleno Beira-Rio.
Eudimilla
Uma das revelações da base, a atacante passou a maior parte da atual temporada recuperando-se de uma fratura na clavícula. Voltou aos trabalhos no segundo semestre, mas ainda não recuperou todo o desempenho e moral que tinha com a treinadora Patrícia antes da lesão. É outra que cresceu de produção ao longo do Estadual, marcando quatro gols na última semifinal e se credenciando a um lugar no time titular que enfrenta o Inter. Aos 20 anos, completa sua terceira temporada com atuações sólidas pelo time principal das Gurias Gremistas.