Desde a reabertura dos departamentos femininos, Grêmio e Inter se enfrentaram em 11 oportunidades. São sete vitórias das Coloradas, três empates e um triunfo das Gremistas. Com isso, 11 atletas do time de Maurício Salgado — entre reservas e titulares — nunca foram derrotadas em Gre-Nais.
Entre elas, a dupla de zaga colorada que conta com Sorriso — que disputou nove clássicos, saiu vencedora em seis e empatou três — e Bruna Benites, com seis Gre-Nais, cinco triunfos e um empate.
— Fico feliz que a gente nunca tenha perdido, espero que não seja agora (risos). Mas, trabalhamos bem (eu e Benites), somos bem unidas, nos encaixamos, nos entrosamos, nos entendemos muito, conversamos bastante, uma ajuda a outra. Então, acho que tem de ser assim, se queremos realmente almejar coisas grandes. Temos de segurar uma na mão da outra e, mesmo que uma falhe, a outra está ali para suprir. Então, acho que isso é realmente o importante, o essencial no futebol. Fico muito feliz de atuar ao lado dela, é uma pessoa incrível e espero que possamos permanecer juntas por anos — falou Sorriso sobre a parceria com Bruna Benites, em entrevista a GZH.
Além delas, Mariana Pires, Fabi Simões, Ju Ferreira, Belinha, Djeni, Rafa Travalão, Vivi, Mileninha e Mai já disputaram o clássico e saíram de campo sem conhecer a derrota. Shashá e Ari nunca perderam com a camisa vermelha, no entanto, estavam em campo pelo Tricolor no clássico de 2017, quando o Inter venceu por 3 a 1 e levou a decisão do título estadual aos pênaltis.
Pelo Grêmio, Tchula e Jé Alves — que está lesionada — estavam em campo na vitória do Grêmio em 2017, por 2 a 0, na partida de ida da final. Do elenco tricolor, são as únicas que já triunfaram no clássico. Além de Kika Brandino, que agora está no elenco gremista, e vem de quatro Gre-Nais pelo Inter, com uma vitória e três empates.
E os técnicos?
Pelo lado do Inter, Maurício Salgado esteve na casamata em seis clássicos, com cinco vitórias e um empate. Pelo Grêmio, Patrícia Gusmão era a técnica da vitória por 2 a 0, em 2017. Além disso, também esteve na beira do gramado em seis derrotas e um empate.
Quando é a final?
A decisão está marcada para o dia 5 de dezembro, e será realizada na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha. A partida se inicia às 10h e terá transmissão da RBSTV. Como o título será decidido em jogo único, se o empate persistir durante os 90 minutos, a definição do campeão será nas penalidades máximas.