O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman avalia positivamente a aplicação dos protocolos sanitários e realização da quarta rodada do Campeonato Gaúcho quatro meses depois da paralisação. O mês de julho foi de negociações entre o dirigente, governo estadual e prefeituras de cidades que poderiam mandar os jogos restantes. O atual objetivo da Federação, segundo ele, é obter a liberação para partidas em Porto Alegre e Novo Hamburgo.
— Pelo que ouvi dessas duas prefeituras na última semana, me parece que até a última rodada da fase classificatória é difícil de mudar algo — avaliou Luciano Hocsman, em entrevista ao Show dos Esportes desta sexta-feira (24), complementando, esperançoso pela utilização dos espaços esportivos dos municípios:
— Mas isso não significa que a gente não esteja questionando uma revisão, até porque são quatro estádios aptos a receber jogos e nos daria situação mais tranquila que todo o processo que viemos enfrentando de conversar com prefeitos. Porque isso modifica a logística dos clubes e não estava dentro do planejamento.
Outra cidade que causou adaptações na tabela de jogos foi Pelotas. O clássico entre Brasil-Pel e Pelotas ainda não ocorreu por conta de jogadores do Pelotas com covid-19, em quarentena por determinação da prefeitura.
— Nossa intenção é realizar 100% dos jogos, ainda que o Bra-Pel não tenha interferência na classificação nem na ponta de baixo nem na de cima. Mas vivemos um momento tão diferente que a gente não descarta nenhuma possibilidade — analisou, ainda sem uma solução definitiva.