
Entre as estrelas do Brasil na Copa do Mundo de Futsal, uma tem brilhado mais. O ala Marcel fez oito dos 27 gols brasileiros na fase de grupos, concluída nesta sexta-feira (20) com a vitória por 9 a 1 sobre a Tailândia, no Complexo Esportivo de Bucara, no Uzbequistão.
— Se Deus quiser, mais quatro jogos assim não seria ruim — afirmou o ala referindo-se ao número de partidas que restam até a final, em 6 de outubro.
Segundo os dados da Fifa, Marcel é o artilheiro da Copa até o momento, à frente do pivô brasileiro Pito, que tem cinco gols. Mesmo com destaque para a qualidade ofensiva, o ala ressaltou a importância da equipe ser sólida na defesa.
— O nosso objetivo era não ter tomado gols nesses três primeiros jogos. A gente conversa no vestiário que, no ataque, as coisas vão acontecer porque a gente tem muita qualidade. Mas a gente tem que ter muito foco na defesa. Em um jogo, você pode ir embora para casa. A competitividade tem que estar lá no alto. Nos matas, vamos redobrar isso para ir até a final — comentou o atleta, que também soma duas assistências na Copa.
O comportamento de Marcel fora de quadra mereceu os elogios do técnico Marquinhos Xavier.
— É uma lição bonita para caramba. Um atleta focado, determinado, humilde, resiliente, porque teve paciência para chegar até aqui. Esses são os exemplos do esporte. Ele se comporta dentro do grupo como apenas mais um. Tem gente que, às vezes, diz "eu quero ajudar", mas, no comportamento do dia a dia, demonstra que não, que quer protagonismo. O Marcel não quer protagonismo. Ele tá servindo, ajudando os companheiros. É assim que se constrói uma equipe, ao redor, às vezes, de uma grande pessoa, é que vai se construindo um trabalho — explicou o treinador após a vitória sobre a Tailândia.
Na terceira rodada, Marcel fez o seu segundo hat-trick na Copa do Mundo. Ele também havia marcado três gols na estreia contra Cuba.
O Brasil encerrou a fase de grupos com 100% de aproveitamento: 10 a 0 sobre Cuba, 8 a 1 diante da Croácia e 9 a 1 sobre a Tailândia. O país volta à quadra na próxima terça-feira (24), às 9h30min, contra um adversário que ainda não está definido. Será o terceiro colocado do grupo A, C ou D.
Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo de Futsal em GZH.