Coube ao ala Marcel marcar o primeiro gol brasileiro na 10ª Copa do Mundo de Futsal. O jogador de 28 anos balançou a rede três vezes na partida deste sábado (13), no Complexo Esportivo de Bucara, no Uzbequistão, e foi eleito melhor em quadra pela Fifa.
Com um pé esquerdo fulminante, o paulista é um dos trunfos brasileiros no Mundial. Na última temporada, foi eleito o melhor jogador da Liga da Espanha pelo El Pozo, com 32 gols em 38 jogos.
Ele atua no futsal espanhol desde 2018 e também passou pelo Inter Movistar. No Brasil, passou por Magnus e Corinthians, equipe pela qual venceu a Liga Nacional em 2016.
Carreira
Depois de ficar dividido entre o futebol de campo e o futsal, Marcel de Mendonça Marques escolheu as quadras aos 13 anos. Desde então, teve na família um suporte fundamental para alcançar o sonho de chegar à carreira profissional.
— Desde cedo, meus pais deixaram de viver a vida deles para me apoiar. Minha irmã também vivia em ginásios, acompanhando todos os jogos. Joguei muitos anos no Corinthians. A gente acabou conquistando a Liga Nacional, dali fui pra Sorocaba. Realizar o sonho de jogar um pouquinho com o Falcão foi incrível — contou o ala em entrevista divulgada pela CBF às vésperas do Mundial do Uzbequistão.
A primeira convocação para a seleção brasileira ocorreu em 2016, para o Desafio Internacional de Futsal, contra o Paraguai. Foi quando viu o nome na lista ao lado da lenda Falcão.
Estreia em Copas
Marcel está na primeira Copa do Mundo. O camisa 6 conta que a esposa Thayna foi um suporte no período de espera pela convocação.
— Eu já tava um tempo fora da seleção. Eu vi ela orando todos os dias para que eu tivesse uma chance de voltar para a seleção e poder estar no Mundial e ela não deixou nenhum dia de orar, sabe? E há um tempo atrás teve uma convocação para a seleção e na época acabei machucando. Não perdi totalmente as esperanças, mas achei que seria muito difícil poder voltar numa convocação para o Mundial, que sabia que o ciclo estava sendo muito bem feito, que o time praticamente estava encaixado — lembrou o ala.
Depois da goleada sobre Cuba, Marcel não se deixou levar pela empolgação e manteve o discurso equilibrado. Ele falou à imprensa ainda na quadra do Complexo Esportivo de Bucara.
— Vocês podem esperar um time muito competitivo. Quando entra a seleção brasileira, o pessoal espera brilho, jogadas bonitas. É claro que a gente vai tentar fazer isso, mas estamos muito focados em sair daqui campeões, independentemente de como seja. Então se tiver que entrar para jogar para defender e sair daqui vitorioso, a gente vai fazer isso — comentou.
Os outros gols brasileiros foram marcados pelo fixo gaúcho Marlon, três vezes, Neguinho, Felipe Valério, Pito e Arthur.
O Brasil volta à quadra na próxima terça-feira (17), ao meio-dia (horário de Brasília). O adversário será a Croácia, pela segunda rodada do Grupo B.
Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo de Futsal em GZH.