A Seleção Brasileira passou por uma grande reformulação em relação à última edição dos Jogos Olímpicos. No comparativo com a equipe convocada por Pia Sundhage para Tóquio, a mudança foi de cerca de 80%. Apenas quatro atletas que estiveram na edição anterior também viajarão a Paris.
As semelhanças entre as listas de Arthur Elias e Pia Sundhage foram: a zagueira Rafaelle, a meio-campista Angelina e as atacantes Marta e Ludmila. Ou seja, 18 nomes diferentes representarão o Brasil nos Jogos de 2024.
ZH destaca onde estão cada uma das atletas que não foram chamadas por Arthur Elias. Confira abaixo.
Lista de convocadas em Tóquio:
Goleiras
Bárbara (Avaí/Kindermann)
Anunciada pelo Inter neste mês, ficará à disposição para a duas próximas rodadas do Brasileirão Feminino, e para a disputa do Gauchão. Ela assinou com o clube colorado até dezembro de 2025. Anteriormente, estava no Melbourne City, da Austrália. A goleira também disputou a última Copa do Mundo com a camisa da Seleção.
Letícia (Benfica-POR)
No Corinthians há três temporadas, foi a titular de Pia Sundhage na disputa da última Copa. Com Arthur Elias, vinha tendo sequência como goleira titular do Brasil. No entanto, rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo em fevereiro, e não se recuperou a tempo dos Jogos. Deve voltar a estar apta apenas em dezembro.
Defensoras
Rafaelle (Palmeiras)
Convocada por Arthur Elias. Está no Orlando Pride-EUA agora.
Bruna Benites (Inter)
Histórica zagueira do Inter, está na sua sexta temporada com a camisa colorada. Seu último grande evento pela Seleção Brasileira foi, justamente, a Olimpíada de 2020.
Erika (Corinthians)
Ficou cerca de três anos no departamento médico recuperando-se de lesões graves, incluindo um LCA no joelho direito. Nesta temporada, já disputou 14 partidas com a camisa do Corinthians. Seu último jogo pela Seleção foi um amistoso contra a Austrália, em 2021.
Poliana (Corinthians)
Há três temporadas transferiu-se para o Palmeiras, onde tornou-se uma das capitãs e referências defensivas da equipe. Com 33 anos, não defende a Seleção desde os Jogos de Tóquio.
Tamires (Corinthians)
Convocada por Arthur Elias. Segue no Corinthians.
Jucinara (Levante-ESP)
No Flamengo desde 2022, já disputou mais de 50 partidas com a camisa rubro-negra. Pela Seleção, não participou do último ciclo e também teve seu último jogo nas Olimpíadas de 2020.
Meio-campistas
Formiga (São Paulo)
Um dos grandes nomes da história da Seleção Brasileira, Formiga aposentou-se do futebol. Primeiro, despediu-se da camisa canarinho, em 2021. Duas temporadas depois, pendurou as chuteiras de forma definitivo, quando ainda defendia o São Paulo. Recentemente, já atuou como comentarista de futebol feminino no Grupo Globo.
Julia Bianchi (Palmeiras)
Com 26 anos, a meia transferiu-se para o Chicago Red Stars, dos Estados Unidos, há duas temporadas. Chegou a ser observada pelo técnico Arthur Elias, inclusive nas disputas de SheBelieves Cup e Copa Ouro, mas ficou de fora da lista final.
Andressinha (Corinthians)
Após a última edição dos Jogos, transferiu-se para o Palmeiras. No clube, conquistou Libertadores e Paulistão. Atualmente, está no departamento médico tratando uma lesão de LCA no joelho direito. Em relação à Seleção, não recebe oportunidades desde a última edição das Olimpíadas.
Duda (São Paulo)
Em 2021, chegou ao Flamengo com grande expectativa. E, em partes, conseguiu corresponder. Ao longo de 64 jogos, acumula 22 gols e cinco assistências com a camisa rubro-negro. Em relação à Seleção, foi perdendo espaço e nem sequer foi observada por Arthur Elias no novo ciclo. Seu último jogo foi em 2023, num amistoso contra a Alemanha.
Angelina (OL Reig-EUA)
Convocada por Arthur Elias. Está no Orlando Pride.
Marta (Orlando Pride-EUA)
Convocada por Arthur Elias. Está no Orlando Pride.
Debinha (North Carolina Courage-EUA)
A maior artilheira da Era Pia ficou de fora dos Jogos Olímpicos de Paris. Com 32 anos, Debinha transferiu-se para o Kansas City há duas temporadas. A atacante chegou a ser convocada por Arthur Elias para alguns amistosos, mas não foi chamada para a lista final. Com o treinador, foram 11 jogos e três gols.
Atacantes
Bia Zaneratto (Palmeiras)
Uma das artilheiras da Era Arthur Elias, com quatro gols, Bia Zaneratto ficou fora dos Jogos Olímpicos por conta de lesão. Às vésperas da convocação, a atacante anunciou nas redes sociais que sofreu uma fratura por estresse no quarto metatarso e não teria condições de se recuperar até o início da competição. Atualmente, ela está no Kansas City.
Geyse (Madrid CFF-ESP)
Presente nas últimas disputas de Copa do Mundo e Olimpíada, Geyse ficou fora dos Jogos de Paris. Com 26 anos, a atacante do Manchester United-ING disputou oito jogos, com dois gols, na Era Arthur Elias.
Ludmila (Atlético de Madrid-ESP)
Convocada por Arthur Elias. Saiu do Atlético de Madrid e ainda não foi anunciada por um novo clube.
Suplentes
Aline Reis (UD Granadilla Tenerife-ESP)
Com 35 anos, a experiente goleira segue no Tenerife-ESP — já são seis temporadas no clube espanhol. Em relação à Seleção, no entanto, não foi observada por Arthur Elias. E não disputa um jogo pelo Brasil desde 2021, no amistoso contra a Argentina.
Letícia Santos (Eintracht Frankfurt-ALE)
Após quase 10 anos no futebol alemã, Letícia Santos voltou para o Brasil nesta temporada para defender o Corinthians. No entanto, ainda não conquistou uma vaga entre as titulares de Lucas Piccinato. Em relação à Seleção, não disputa amistosos desde 2022.
Andressa Alves (Roma-ITA)
No Houston Dash-EUA desde o ano passado, foi mais uma das experientes a ficar fora da lista de Arthur Elias. Com 31 anos, Andressa Alves também disputou a última edição da Copa do Mundo. Mas não apareceu nas listas de Arthur Elias, ficando de fora do último ciclo.
Giovana (Barcelona-ESP)
Com apenas 21 anos, Gio Queiroz ainda não atingiu às expectativas colocadas sobre ela. Depois de defender o Barcelona já passou por Levante-ESP, Everton-ING, Arsenal-ING e Madrid CFF-ESP. A atleta não conseguiu assumir protagonismo em nenhum dos clubes e, por conta disso, parou de receber oportunidades na Seleção. Desde a Copa América de 2022 não disputa jogos com a camisa do Brasil.