Viagem diária
A base da Seleção Brasileira em Brisbane fica no norte da cidade, a quase 55 quilômetros do centro, onde estão hospedados quase todos os jornalistas. Além disso, os treinos comandados pela técnica Pia Sundhage costumam ser realizados entre 15h e 16h, quando as estradas australianas já estão no horário de pico. O deslocamento dura entre 45 minutos e 1 hora e, devido ao tráfico intenso, demanda uma boa dose de paciência dos cronistas.
"É farofa ou areia?"
Fomos almoçar hoje em um restaurante brasileiro no centro de Brisbane. Entre os pratos mais populares, estão o "Brazilian PF" (Prato Feito brasileiro) e a Feijoada. Os garçons, todos brasileiros, relatam a dificuldade que é para explicar aos clientes australianos o que é a farofa. Alguns chegam a pensar que se trata de uma porção de areia, alusiva à praia de Copacabana.
"Português australiano".
Os brasileiros que moram há bastante tempo na Austrália acabam falando um "idioma" bem peculiar. Habituados à língua local, eles acabam, sem querer, deixando escapar algumas palavras em inglês quando mantêm uma conversa em português. Uma recepcionista de hotel nos disse: "Vocês vão se hospedar no 'level' (andar) 7". Um entrevistado nos disse que não poderia nos atender nesta quinta porque ele estaria muito "busy" (ocupado) no dia. Por fim, uma brasileira nos disse que tinha certeza de que o estádio Lang Park estará em "full-capacity" (lotado) no sábado (29), para Brasil X França.