Com a eliminação do Grêmio na semifinal da Libertadores e a derrota do Inter na final da Copa do Brasil deste ano, as últimas rodadas do Brasileirão serão de foco total na busca pela vaga na competição continental em 2020. É nesse contexto de luta pelo G-6, e também pelo G-4, que as equipes se enfrentarão no Gre-Nal do próximo domingo (3), na Arena.
A situação é diferente da vivida no clássico do primeiro turno, em 20 de julho, no Beira-Rio, que terminou empatado em 1 a 1, com gols de Paulo Miranda (contra), para o Inter, e Luan, para o Grêmio. Lá, a prioridade era a disputa dos mata-matas. O confronto, aliás, foi disputado entre o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil e a partida de ida das oitavas da Libertadores.
O Grêmio entrou com uma equipe totalmente reserva. Na época, Léo Moura e Diego Tardelli, que iniciaram a partida, eram suplentes de Léo Gomes e André, respectivamente. Dois dias antes, o Tricolor venceu o Bahia, por 1 a o, em Salvador, e eliminou a equipe baiana da Copa do Brasil. Na quinta-feira seguinte, o clube gaúcho derrotou o Libertad, por 2 a 0, na Arena, pela Libertadores.
No Inter, foram três os titulares que foram a campo no Gre-Nal: Víctor Cuesta, Rodrigo Lindoso e Edenilson. Patrick entrou no decorrer do jogo. Três dias antes, o Colorado eliminou o Palmeiras da Copa do Brasil, ao vencer no tempo normal, por 1 a 0, e ganhar nos pênaltis. Na quarta-feira após o confronto contra o rival, foi até o Uruguai e derrotou o Nacional, por 1 a o, em Montevidéu, pela Libertadores.
Busca pela vaga
Com a vitória sobre o Bahia, sábado, o Inter chegou ao quinto lugar no Brasileirão, com 45 pontos. Já o Grêmio, que venceu o Botafogo, no domingo, ocupa a sétima colocação da competição, com 44 pontos.
Faltando dez rodadas para o término do campeonato, levando em conta o atual aproveitamento das equipes, será necessário fazer 61 pontos para obter uma vaga no G-6. Para ficar entre os quatro melhores e entrar direto na fase de grupos da Libertadores, a Dupla precisará somar ao menos 66 pontos.
Confira as escalações de Grêmio e Inter no clássico do primeiro turno
BRASILEIRÃO — 11ª RODADA — 20/7/2019
INTER (1)
Danilo Fernandes; Heitor, Emerson Santos (Klaus, 30'/1°), Víctor Cuesta e Natanael; Rodrigo Lindoso, Edenilson e Nonato (Pedro Lucas, 33'/2°); Guilherme Parede (Patrick, 19'/2°), Rafael Sobis e Wellington Silva.
Técnico: Odair Hellmann
GRÊMIO (1)
Julio César; Léo Moura, Paulo Miranda, David Braz e Juninho Capixaba; Rômulo, Thaciano, Rafael Galhardo (Everton, 14'/2°) e Pepê; Luan e Diego Tardelli (Darlan, 35'/2°).
Técnico: Renato Portaluppi