A segunda etapa da Stock Car em 2018 teve comemoração de três pilotos. Felipe Fraga e Lucas di Grassi venceram as duas provas de ontem, em Curitiba, e fizeram a festa no alto do pódio. E Daniel Serra comemorou a liderança absoluta do campeonato: atual dono do título, ele chegou em segundo na primeira bateria e em 10º na segunda, abrindo boa vantagem de pontos no início do ano.
As duas provas no autódromo — que, na verdade, não fica na capital paranaense, mas na cidade vizinha de Pinhais — foram movimentadas e com diversos problemas. Na corrida 1, uma pane sofrida pelo pole-position Rubens Barrichello no apagar das luzes determinou a briga pela vitória. Quase todos os pilotos que partiram das posições ímpares no grid, atrás de Barrichello, perderam tempo devido aos problemas do veterano. Com isso, quem logo tomou a ponta foram Daniel Serra e Max Wilson, dupla da Eurofarma RC, enquanto Felipe Fraga, da Cimed Racing, pulou para terceiro.
Os três se mantiveram no domínio da corrida durante todos os 40 minutos, com Fraga em segundo a partir da terceira volta. O tocantinense, campeão da categoria em 2016, assumiu a ponta com uma boa estratégia de boxes. Ele parou depois de Serra, na 17ª volta, e voltou à frente do piloto do carro 29, com Wilson em terceiro. As posições não se alteraram e Fraga recebeu a bandeirada atrás do safety-car, após um acidente na penúltima volta entre Guilherme Salas e Valdeno Brito, que se chocaram em plena reta dos boxes _ o que deixou Brito, veterano da categoria, brabo com o jovem Salas: após os dois carros pararem na grama, o paraibano foi tirar satisfações com o adversário.
Na segunda corrida, Lucas di Grassi foi quem aproveitou a estratégia de boxes para ficar com a vitória. Uma das grandes novidades da temporada 2018, o piloto — que tem uma carreira premiada em monopostos e protótipos, com o título da Fórmula -E em 2017, um vice-campeonato da GP2, um pódio nas 24 Horas de Le Mans como piloto oficial da Audi e ainda uma passagem pela Fórmula-1 —, mostrou todo seu talento nos carros de turismo já na segunda etapa do seu ano de estreia.
Após partir em quinto, Di Grassi pulou para segundo após o abandono de Marcos Gomes e foi para cima do gaúcho Cesar Ramos, que vinha na liderança. O paulista do carro 11 da Hero voltou na frente de Cesar nos boxes e manteve a frente até a bandeirada. Cacá Bueno, da Cimed Racing, e Gabriel Casagrande, da Vogel Motorsport - quinto colocado na primeira prova e um dos destaques do final de semana -, vieram na sequência e completaram o pódio. Já Daniel Serra, em 10º, somou pontos importantes e agora lidera o campeonato, com 49 pontos, 14 a mais do que Di Grassi. Barrichello é o terceiro no campeonato, com 32.
Gaúchos somam pontos, mas perdem boas chances
Os dois pilotos gaúchos no grid da Stock Car somaram pontos ontem, em Curitiba. Mas, para ambos, ficou uma sensação de "quero mais". Cesar Ramos, que vem em boa fase com a Blau Motorsport, terminou em oitavo a primeira corrida — após largar em sétimo — e liderava a segunda bateria até os pit-stops. No entanto, ele sofreu uma pane logo após deixar os boxes e precisou abandonar, lamentando muito a chance desperdiçada de brigar pela vitória.
Já Vitor Genz ganhou 11 posições nas primeiras voltas da primeira corrida, de 23º para 12º, mas abandonou logo depois. Na segunda corrida, com combustível e pneus poupados, ele chegou em sétimo e somou importantes pontos.
Os dois terão a chance de buscar resultados melhores na próxima etapa, em casa: o Velopark recebe a primeira das três provas gaúchas no calendário no dia 22 de abril.
Corrida 1
1º) Felipe Fraga 88 - Cimed Racing
2º) Daniel Serra 29 - Eurofarma RC
3º) Max Wilson 65 - Eurofarma RC
4º) Júlio Campos 4 - Prati-Donaduzzi
5º) Gabriel Casagrande 83 - Vogel Motorsport
Corrida 2
1º) Lucas di Grassi 11 - Hero Motorsport
2º) Cacá Bueno 0 - Cimed Racing
3º) Gabriel Casagrande 83 - Vogel Motorsport
4º) Rubens Barrichello 111 - Full Time Sports
5º) Antonio Pizzonia 1 - Prati-Donaduzzi
Campeonato
1º) Daniel Serra - 49 pontos
2º) Lucas di Grassi - 35
3º) Rubens Barrichello - 32
4º) Max Wilson - 32
5º) Gabriel Casagrande - 31