Nesta quarta-feira (14), cerca de 35 mil crianças atendidas nas escolas de Educação Infantil da rede municipal de Porto Alegre voltaram às aulas. Esta etapa envolve os pequenos de até cinco anos e 11 meses de idade. Na Educação Infantil da Capital, são 42 escolas do município, além de 215 instituições parceiras. A rede conveniada é cinco vezes maior que a rede própria.
Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Humaitá, no bairro Humaitá, a professora e mãe Roberta Larsen, levou a filha Juliana, de três anos, para o primeiro dia de aula no início da tarde. Ela conta que foi difícil conseguir uma vaga na instituição, mas foi contemplada.
— As expectativas são as melhores, sempre, era sonho botar ela aqui —afirma a docente, que lembra ter sido estagiária na escola. Agora, ela trabalha em São Leopoldo.
Fernanda, também de três anos, estava "ansiosa e queria ver os colegas", conta a mãe Vanessa Vicente ao levar a menina para a escola. Vanessa relata que foi criada no bairro, e que os irmãos da pequena já frequentaram a escola.
— Os manos já foram na mesma escola. Aqui sempre foi bem falado, eles são muito bem atendidos, aprendem sobre natureza, aprendem a plantar, bem bacana.
Conforme a diretora da Emei Humaitá, Gabriele Soares de Abreu, a instituição recebe crianças a partir de um ano e conta, atualmente, com 101 alunos. Desde 1995, a escola funciona em turno integral. Na preparação para o ano letivo, janeiro foi dedicado a revitalizar as instalações, inclusive do espaço externo.
— Sempre nos preparamos para receber crianças e famílias num ambiente aconchegante, bonito, para se sentirem acolhidos. Temos como bandeira aqui a educação ambiental, os nomes das turmas seguem esse ciclo — afirma a diretora.
Na Instituição de Educação Infantil Tecnobaby, no bairro Farrapos, as atividades dos 115 alunos foram retomadas pela manhã. A escola, criada em 2000, é parceira da prefeitura desde 2003. Os alunos antigos tiveram adaptação desta quarta, já os novos chegam na próxima segunda-feira (19). Em 2023, a instituição formou 22 alunos na Educação Infantil.
De acordo com a coordenadora da escola, Dinamara Laux da Silva, o local está recebendo e revitalização do muro, "manutenção de começo de ano, para deixar a escola mais atrativa para nossos alunos". Ela afirma que haverá reunião com os pais na sexta e segunda, "para conscientizar de que lugar da criança é na escola, direito que eles têm desde pequenos".
Conforme o secretário de Educação, José Paulo da Rosa, o município atua para "garantir um início de ano letivo adequado, seguro e com professores em sala de aula".
Vagas na Educação Infantil
Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Smed), 7,5 mil famílias esperam uma vaga na rede. Questionado a respeito do déficit de vagas nas creches e pré-escolas, o secretário José Paulo da Rosa afirmou, nesta terça-feira (13), que, até o fim do ano, a meta é reduzir o número de crianças não atendidas para 1,5 mil.
A rede municipal de Porto Alegre também conta com 56 instituições de Ensino Fundamental, que retomam as atividades no dia 19 de fevereiro. Serão mais 35 mil alunos de volta às salas de aulas. Na rede estadual e colégios particulares, a retomada será na mesma data, dia 19.