Na próxima quinta-feira (15), é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, data usada por lojas físicas e online para anunciar promoções de todo o tipo. Em sites ou lojas físicas, boa parte das redes varejistas usa o dia 15 de março como um chamariz para a "Semana do Consumidor", com oportunidades para comprar fazendo economia.
Mas antes de confirmar a aquisição, confira estas cinco orientações da DSOP Educação Financeira para evitar dor de cabeça.
1 - Planeje-se
Para não se endividar e comprometer o orçamento dos próximos meses, faça um planejamento na ponta do lápis. Descreva o que pretende comprar, qual o valor e a melhor forma de pagamento.
2 - Pesquise
Não se limite a pesquisar preços em apenas uma loja. Faça isso em ao menos três. É importante seguir este procedimento em qualquer compra, mas, em períodos de promoções, como a Black Friday ou a Semana do Consumidor, é imprescindível, pois as empresas tendem a praticar descontos agressivos.
3 - Confira se o desconto é real
Veja se o desconto é real. Sites de comparação de preços podem ajudar neste momento. Assim, você saberá se o desconto anunciado é real.
4 - Compre de lojas conhecidas
Prefira comprar nas lojas que você conhece e confia na qualidade dos produtos e serviços. Se for pagar online, tenha cuidado para não cair em fraudes: opte pelos sites confiáveis.
5 - Confira os valores
Quando for pagar a compra, confira se estão sendo cobrados os valores anunciados. Por ser uma ocasião esporádica, pode ser que os preços promocionais não estejam atualizados nos sistemas das lojas.