Você já parou para pensar como o alimento é produzido, quais os insumos utilizados, qual o percurso percorreu até chegar a suas mãos e as consequências ambientais? Perguntou se é fresco, da safra, saudável?
Já se questionou sobre todas as pessoas que trabalharam para ele chegar até sua mesa? Da necessidade de estimular esses trabalhadores no campo para garantir que você tenha essa comida a disposição? A maioria das pessoas não faz essa reflexão, e não se dá conta que o simples ato de escolher um produto na prateleira do supermercado é uma ferramenta poderosa para a promoção da sustentabilidade.
Para se ter uma ideia do impacto do consumo, dados da WWF, organização não-governamental da área ambiental, indicam que, em 2017, 60% das perdas da biodiversidade foram causadas pela dieta baseada em laticínios, carne e alimentos processados.
– É preciso pensar a comida mais sustentável, desde a produção até o consumo. Temos responsabilidade com o produtor, somos corresponsáveis pela manutenção das culturas. Na saúde, é cada vez mais evidente a necessidade de consumir produtos saudáveis – defende Jussara Dutra, curadora de ecogastronomia na 4ª edição da Virada Sustentável Porto Alegre, iniciativa que aborda sustentabilidade, que ocorre neste final de semana na Capital.
Gastrônoma e pesquisadora de cultura alimentar, Jussara destaca a importância de mudar a percepção da população sobre a comida. Para isso, educação alimentar é um dos focos da Ecogastronomia nesta edição da Virada. Outro eixo é a tenda da comida sustentável, na Redenção, com projetos de compostagem, reaproveitamento e horta urbana, entre outros.
A chef Tereza Corção, militante que une gastronomia e identidade regional, é convidada especial desta edição da Virada. Ela fundou o Instituto Maniva, ONG que trabalha gastronomia como instrumento de transformação social e a formação do grupo dos Ecochefs, que conta com chefs voluntários na causa da ecogastronomia.
Virada Sustentável Porto Alegre
Programação relacionadas à atividade rural
5 de abril (sexta-feira)
2º Seminário de Alimentação Escolar e Ecogastronomia
O evento que vai abordar as mudanças e dinâmicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em direção à sustentabilidade no ambiente escolar.
Onde: Cooperativa de Produção Agropecuária (COOPAN)
Horário: das 9h às 15h
6 de abril (sábado)
Tenda da Comida Sustentável
Aulas de culinária, rodas de conversa e oficinas com foco na alimentação sustentável. A convidada especial será a chef Teresa Corção, que vai ministrar uma aula sobre sustentabilidade.
Principais atividades:
Alimentação saudável e econômica para o dia a dia (9h30min)
Oficina Do Real para o Ideal (13h50min)
Onde: Ecoponto Redenção, em Porto Alegre
Horário: das 9h30min às 16h20min
Produção de Conteúdo no Meio Rural: oficina sobre a importância da comunicação para dar voz a iniciativas sustentáveis promovidas pela agricultura familiar
Onde: Centro Cultural da UFRGS - Sala 204 - Porto Alegre
Horário: 14h
7 de abril (domingo)
Caminhada para identificação de Plantas Alimentícias Não Convencionais
Local: Ecoponto Redenção, em Porto Alegre
Horário: 9h
Do repensar ao Reciclar: conversa sobre hábitos de consumo, as possibilidades de escolha, a vida moderna e suas consequências
Onde: CCMQ - Auditório Luís Cosme
Horário: 10h
Farmácia Caseira: oficina sobre as vantagens das plantas para saúde
Onde: Ecoponto Vila Flores - Galpão
Horário: 14h