Com 175 atrações e atividades gratuitas, Porto Alegre terá a quarta edição da Virada Sustentável entre os dias 5 e 7 de abril. O evento, um dos principais sobre sustentabilidade do país, também vai abordar neste ano temas como a redução das desigualdades sociais (em especial, de imigrantes e refugiados), consumo consciente, saúde e bem estar, parcerias, igualdade de gênero e mudanças climáticas.
As atividades são abertas ao público e ocorrerão, em grande parte, em cinco pontos principais na cidade (veja abaixo), com mais de mil pessoas se envolvendo diretamente para realizá-las. O Seminário Poa Inquieta na Virada Sustentável marcará a abertura do festival, no dia 5 de abril, a partir das 9h, no Theatro São Pedro. O encontro trará especialistas nas áreas de economia criativa, inovação e sustentabilidade, colocando atenção nas questões que envolvem o futuro de Porto Alegre.
Nesta edição, a Virada Sustentável terá 11 roteiros que agrupam atividades por interesses específicos, como dança e circo, comida sustentável, música e teatro. Outra novidade é a Taça Integração, campeonato com o objetivo de promover a integração entre diferentes comunidades, que será disputada por times de futebol do Morro da Cruz, da Vila Planetário e do Bom Fim, além de imigrantes haitianos e senegaleses. Os primeiros jogos ocorrerão no dia 31 de março pela manhã, e a final será disputada no domingo, dia 7 de abril.
A Virada Sustentável foi criada em São Paulo, onde já está na 8ª edição. A realização em todo o Brasil é regida pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Em Porto Alegre, a primeira edição ocorreu em 2016 e mobilizou mais de 50 mil pessoas.
Confira a programação completa neste link.
Principais pontos:
Associação Cultural Vila Flores: terá diversos espetáculos multiartísticos, uma feira de inovação e sustentabilidade, e diversas oficinas e atividades literárias.
Casa de Cultura Mario Quintana: a programação será realizada exclusivamente por pessoas do gênero feminino.
Parque da Redenção: intensa programação socioambiental, infantil e de comida saudável, além da Serenata Iluminada e da exposição O Mundo em Movimento, que aborda a questão dos deslocamentos humanos.
Centro Cultural da UFRGS: programação eclética de artes, projeções audiovisuais e um seminário com foco no tema "Amazônia".
Praça Júlio Mesquita e Orla Moacyr Scliar: ênfase será dada pela exposição Os ODS na Virada, além de música, teatro de rua, dança, espetáculos circenses, oficinas e rodas de conversa.