A prefeitura de Porto Alegre será coorganizadora da Virada Sustentável, um dos principais eventos sobre sustentabilidade realizados no país, que terá sua quarta edição na Capital em 2019. As atividades estão marcadas para os dias 5, 6 e 7 de abril. É a primeira vez que o município ajudará a coordenar o festival, já que, nos anos anteriores, atuou apenas como apoiador.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) vai coordenar a participação do poder público no evento. Representantes da pasta já se reuniram com o diretor nacional do Instituto Virada Sustentável, André Palhano, para definir ações.
— Essa parceria inédita multiplicará o alcance da educação ambiental à população, buscando atender as 17 regiões de Porto Alegre — promete o secretário Maurício Fernandes.
O edital para seleção de atividades da Virada Sustentável em Porto Alegre teve 419 projetos inscritos – um recorde para a Capital e o dobro da edição de 2018. O evento deste ano tem como enfoque os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 2018, cerca de 45 mil pessoas participaram das atividades oferecidas. Para este ano, estão programadas cerca de 200 atrações, que acontecerão simultaneamente em diversos pontos do município. Todas são gratuitas, mas algumas necessitam de inscrições prévias. A programação oficial será divulgada no dia 19 de março.
A quarta edição da Virada Sustentável vai abordar temas como redução das desigualdades sociais, consumo consciente, saúde e bem estar, parcerias, igualdade de gêneros e mudanças climáticas em quatro ecopontos principais da Capital Gaúcha: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e a Praça Julio Mesquita. A Orla Moacyr Scliar – trecho revitalizado da orla do Guaíba - também será um dos palcos do evento.