Maior festival de sustentabilidade e cultura da América Latina, a Virada Sustentável terá sua quarta edição em Porto Alegre a partir desta sexta-feira (5). Ao todo, 175 ações de sustentabilidade, feiras, seminários, oficinas, rodas de conversa e atrações culturais gratuitas movimentarão diversos pontos da Capital até domingo (7).
O pontapé inicial da maratona de atividades será o Seminário PoA Inquieta, que levará o olhar de especialistas nas áreas de economia criativa, inovação e sustentabilidade sobre o futuro de Porto Alegre ao Theatro São Pedro a partir das 9h de sexta-feira. Com a palavra, estarão a especialista em economia, cidades criativas e futuro do trabalho Ana Carla Fonseca, a futurista Lala Deheinzelin e o conselheiro Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) Tomás de Lara.
Nesta edição, a Virada irá explorar temáticas relacionadas à redução das desigualdades sociais, ao consumo consciente, saúde e bem estar, parcerias, igualdade de gêneros e mudanças climáticas.
A maior parte da programação será concentrada em cinco Ecopontos: Associação Cultural Vila Flores, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Parque da Redenção, o Centro Cultural da UFRGS, a Praça Júlio Mesquita e a Orla Moacyr Scliar. Além dos deles, haverá 40 atividades descentralizadas, em lugares como Vila Planetário, Morro da Cruz, Bom Jesus, Belém Novo, Vila Assunção, Vila Pinto e Centro Histórico.
No sábado, a Redenção será palco de intensa programação, com destaque para a aula aberta de cozinha com a chef carioca Teresa Coração, que em 2016 foi uma das finalistas do Basque Culinary World Prize — considerado o prêmio Nobel para chefs do mundo. Das 16h20min às 17h20min, ela irá mostrar pratos que conjugam gastronomia e identidade regional, mote de seu restaurante no Rio de Janeiro.
Antes disso, das 9h ao meio-dia, o coletivo MilTons fará uma roda de conversa sobre "masculinidades negras". O bate-papo irá apresentar o trabalho do grupo e falar, entre outros temas, sobre como lidar com o autocuidado e o cuidado coletivo.
Também no sábado, a comunidade do Morro da Cruz sediará o evento Ressignificando o Lixo, que inclui palestra sobre reciclagem, mutirão de limpeza, oficina de brinquedos feitos a partir de recicláveis e um desfile de moda sustentável com roupas produzidas por costureiras do Morro da Cruz. As ações começam às 11h e se estendem até as 18h.
O consumo consciente ganhará espaço na Associação Cultural Vila Flores, no bairro Floresta, no sábado e no domingo. Das 11h Às 20h, o local será palco da terceira edição Feira Boas Ideias de Sustentabilidade, que reúne iniciativas locais com foco em produtos sustentáveis. No domingo, entre os destaques da programação do Vila Flores está a Oficina de Graffiti. Morador do bairro Santa Tereza, Allan Vieira irá ensinar técnicas de spray rolo e pincel, das 9h ao meio dia.
Também no domingo, a Praça Julio Mesquita receberá uma oficina direcionada a mulheres. Trabalhando com diferentes dinâmicas, a artista Raquel Potí, que já realizou ações sobre cultura popular brasileira na Ásia, Europa e América do Sul, ensinará as participantes a andarem de perna de pau. A atividade terá participação da Trupe Abre Asas.
Criada em São Paulo, onde já foram realizadas oito edições, a Virada Sustentável tem como objetivo chamar a atenção para os diferentes ângulos da sustentabilidade, adotando como referência a os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A programação completa pode ser encontrada no site ou no aplicativo POA na Rua (para android e IOS) http://poanarua.com.br
Veja os endereços dos Ecopontos:
Parque da Redenção | Parque Farroupilha - Av. João Pessoa, s/n - Cidade Baixa
Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico
Associação Cultural Vila Flores | Rua São Carlos, 759 - Floresta
Praça Júlio Mesquita e Orla Moacyr Scliar | Centro Histórico - em frente à Usina do Gasômetro
Centro Cultural da UFRGS | Campus Central - Rua Eng. Luiz Englert, 333 - Farroupilha