Responde: Sônia Alscher, nutricionista, mestre em bioquímica, especialista em Saúde Coletiva e Nutrição Clínica e professora de Nutrição da PUCRS
– Mantenha a geladeira limpa e em bom funcionamento.
– Deixe as folhosas em ambiente úmido, sem água, com temperatura próxima de 10°C, pois muito baixas queimam as folhas.
– Sem refrigeração, deixe por, no máximo, um dia, dependendo das condições climáticas externas. Coloque as hortaliças folhosas com os talos dentro de uma vasilha com água, realizando a troca a cada seis horas, até o consumo. Neste processo, as folhas devem ser apenas lavadas e secas. Após este período, guarde na gaveta inferior da geladeira, sem higienizá-las. A lavagem e desinfecção devem ser feitas preferencialmente na hora do preparo.
– Para aumentar o tempo de conservação, coloque as hortaliças já limpas, lavadas e bem secas em uma vasilha de plástico grande, forrando o fundo com papel toalha. Intercale as folhas até finalizar com papel toalha e feche. Armazene o recipiente na parte superior da gaveta da geladeira.
– A sanitização com ação química deve ser feita somente antes do consumo, pois guardar as folhas já lavadas e higienizadas acelera o processo de deterioração.
– A higienização deve ser lavando folha por folha, e após, mergulhe as folhas em solução de hipoclorito de sódio (água sanitária – 1 colher de sopa para cada litro de água potável), durante 15 minutos, deixando as folhas imersas. Retire da solução, lave em água corrente e seque com papel toalha.
– Caso decida higienizar previamente, deve-se secá-las bem, para não deteriorarem-se rapidamente.
– A durabilidade de folhosos armazenados em geladeira é entre sete e 15 dias.
– Todos os folhosos devem ser manuseados o mínimo possível, com cuidado para não provocar ferimentos e a retirada da cera natural nas folhas, que protege contra a perda de água.
– Cortar as folhas com faca também deve ser evitado, pois pode acarretar na perda de nutrientes. O melhor é consumir as folhas inteiras ou cortá-las com as mãos (rasgá-las).
– Ao comprar, procure hortaliças frescas e sem partes amassadas, batidas ou amareladas e evite amassá-las, pois apodrecerão mais rapidamente.
– No transporte para casa, não deixe as compras no carro sob o sol; vá direto para casa, evitando passar em outros lugares. Se for entrega a domicílio, organize-se para levar você mesmo os perecíveis para casa.