A praticidade, as cores e o sabor da salada no pote são um convite para as pessoas se alimentarem de forma mais saudável, regular e na quantidade ideal. Fácil de carregar, mantém as verduras e legumes frescos, basta ter atenção à ordem correta da montagem. A nutricionista Simone Bach, da Cozinha Bach, ensina a receita que rende cinco porções.
Você vai precisar de:
Molho (opcional, no caso foi utilizado vinagrete – com cebola roxa, suco de limão, azeite de oliva, pimenta preta moída, coentro ou salsinha e sal)
Cinco cenouras pequenas raladas finas
Dois pepinos cortados em rodelas
Duas flores da couve-flor
Duas caixas (180g) de tomate cereja
Um maço de rúcula
Cinco potes de vidro de 300g com tampa
Lave os ingredientes em água corrente para remover as impurezas, deixe de molho por 15 minutos em água (a cada litro de água adicionar uma colher de sopa de água sanitária). Após, enxague em água corrente. Cozinhe a couve-flor por três minutos em água fervente e transfira para uma forma com gelo para interromper o cozimento. Rale a cenoura e corte o pepino em rodelas finas.
No pote, adicione primeiro o molho (é opcional e pode ser qualquer molho natural de preferência). Coloque o pepino e a cenoura.
Na camada intermediária, adicione a couve-flor e o tomate cereja. Por fim, a rúcula. Feche o pote e conserve na geladeira de cinco a sete dias.
Dicas:
– As hortaliças que podem entrar em contato com o molho são cenoura, pepino, vagem, rabanete, pimentão e leguminosas como feijões, lentilha e grão de bico, que também devem ficar nessa primeira camada.
–Na segunda camada, pode acondicionar couve-flor, brócolis, ervilha, tomate cereja (pois não libera líquido) e sementes oleaginosas.
–As folhas de rúcula, alface, agrião, espinafre, acelga devem ser as últimas a serem acondicionadas e devem estar bem secas.
–Varie os grupos de vegetais que oferecem mais benefícios para nossa saúde e opte sempre por orgânicos que, além de livres de agrotóxicos, são mais nutritivos.