Grande homenageada da edição 2023 do Miss Universo Brasil, Ieda Maria Vargas Athanásio, 78 anos, declara sua torcida pela rio-grandina Maria Eduarda Brechane, 19, na etapa mundial do concurso. Em entrevista à Revista Donna, nesta segunda-feira (10), ela comemorou a vitória da gaúcha na fase nacional, realizada no sábado (8), em São Paulo.
— Espero muito que seja a nova Miss Universo. Rumo à coroa! — vibra ela, acrescentando acreditar no potencial da conterrânea: —Maria tem uma beleza deslumbrante e está muito bem preparada. Tem uma ótima oratória, fala três línguas e isso vai ser muito importante.
Primeira brasileira a conquistar o título internacional, em 1963, Ieda foi convidada a subir ao palco no sábado, em um momento que ficará entre suas melhores lembranças:
— Me senti muito feliz pela homenagem, foi tudo lindo, fomos super bem tratadas, Fernanda (sua filha, que a acompanhou ao evento) e eu. Me emocionei muito.
Para celebrar os 60 anos de seu reinado, a coroa do Miss Universo Brasil 2023 recebeu o nome Iêda. Desenvolvida pelo joalheiro Miguel Alcade, a joia está avaliada em mais de R$ 50 mil e traz seis topázios no centro – um para cada década.
Na elite
Com a vitória de Maria Eduarda Brechane, o Rio Grande do Sul chega à marca de 15 coroas no Miss Universo Brasil e segue na liderança absoluta no ranking entre estados. Caso vença também na final do Miss Universo 2023, prevista para dezembro deste ano, em El Salvador, a rio-grandina quebrará um jejum de 55 anos – uma vez que a última conquista brasileira foi em 1968, com a baiana Martha Vasconcellos.