Os dois anos de preparação para o concurso foram recompensados a Maria Eduarda Brechane, 19 anos, na madrugada deste domingo (8), com a coroa e a faixa de Miss Universo Brasil 2023. A modelo e estudante de Jornalismo superou outras 26 candidatas com beleza, carisma e boa comunicação, e trouxe a 15ª coroa nacional para o Rio Grande do Sul.
O Estado lidera o ranking do concurso que tem 69 anos, seguido de Minas Gerais, com nove faixas, e de São Paulo e Rio de Janeiro, empatados com oito títulos cada.
Modelo desde os 13 anos e apaixonada pelo universo das misses, ela contou a GZH que sempre teve vontade de participar da competição e estava confiante em trazer o título para os gaúchos.
— Foi uma preparação física e psicológica. Eu estudei muito a nossa sociedade, entendi todas as deficiências para trabalhar em cima disso — diz.
Na disputa nacional, no desfile de trajes típicos, a gaúcha homenageou a Chama Crioula, símbolo do tradicionalismo gaúcho.
Natural de Rio Grande, a miss cresceu na beira da praia. Para Maria Eduarda, o mar e a natureza representam parte do que ela é. E também afirma se considerar uma pessoa ativa e enérgica, apaixonada por comunicação e moda.
Ela se descreve como uma pessoa corajosa, que se arrisca em várias frentes. Não à toa, já praticou diferentes esportes e atua em diversas áreas: surfa, joga beach tennis, vôlei, handebol e pratica dança. Além disso, é atriz e artista plástica.
— Nós até estávamos brincando pós-concurso: "O que a Maria não faz? A Maria faz tudo". Porque eu sou muito corajosa de me atrever a fazer as coisas — comenta.
Essa é a primeira vez que uma candidata de Rio Grande vence o Miss Universo Rio Grande do Sul e o Miss Brasil. Dessa forma, a modelo aponta que sua trajetória pode servir de inspiração para outras jovens do Interior.
— É, sim, possível. Se você quiser e se dedicar — reforça.
Antes de ser a 15ª gaúcha coroada Miss Brasil, Maria já sabia da responsabilidade que lhe aguardava.
— É uma responsabilidade grande, que abraço com muita felicidade. Não serão medidos esforços para dar o melhor no Miss Brasil e representar a beleza, força e determinação da mulher gaúcha, porque é isso que represento. Além de um corpo, represento uma personalidade única e nossa — explica.
Ligada há anos a projetos sociais, pretende seguir com essa pauta como miss. O seu principal objetivo é incentivar a cultura, o esporte e o lazer.
— Isso faz muita diferença e tem um impacto muito grande na vida de toda uma sociedade. Quando você trabalha com essas questões, tem a oportunidade de tirar crianças da rua, inspirá-las a tentarem algo novo — esclarece.
Antes da competição nacional, ela revelou como era a rotina de preparação, e disse investir em estudo, terapia, atividades físicas e mentoria para lidar com eventuais haters da internet e com suas próprias expectativas.
— A preparação está sendo constante. Eu acordo, treino, vejo concursos anteriores, estudo a nossa sociedade e as deficiências que se tem hoje. É um trabalho em conjunto com o setor público, com as questões de trabalho social que eu mantenho. Então eu continuo com toda a garra que tive para o Miss Rio Grande do Sul, agora focando no Miss Brasil — garantiu.
Maria sempre esteve confiante na força do “DNA gaúcho” para garantir a 15ª conquista para o Estado.
— Uma miss precisa ser líder transformacional, alguém que venha para impactar. Hoje, só a beleza não basta, ela precisa ter uma voz e uma imponência. Precisa ser forte e firme, e é por isso que agradeço todos os dias por ser gaúcha, porque nos é ensinado a ser fortes e lutar por aquilo em que acreditamos. Posso dizer que a miss do Rio Grande do Sul é forte — diz.
Essa edição da competição teve um temperinho a mais para a representante do RS: a coroa do Miss Universo Brasil 2023 ganhou o nome de "Ieda", em homenagem aos 60 anos do título da primeira brasileira a conquistar o Miss Universo, a gaúcha Ieda Maria Vargas. Para Maria, a veterana é uma inspiração:
— É de arrepiar. A Ieda fez história, é uma mulher maravilhosa e muito, muito forte que eu tive o prazer de conhecer. Eu fui a única candidata que já conheceu ela, as outras vão conhecê-la no Miss Brasil e tenho certeza de que vão se apaixonar por essa mulher e pela história dela. Quero levar um pouco de tudo o que ela fez, um pouco de toda sua trajetória comigo no Miss Brasil. Se hoje faz 60 anos de Ieda Maria no Miss Universo, que se faça uma nova Maria no Miss Brasil.