Na última semana, a estudante de Direito Thayssa Florindo, 20 anos, eleita Miss Iúna, na Região do Sul do Espírito Santo, chamou atenção nas redes sociais. Isso porque ela foi expulsa do concurso Miss Espírito Santo, ligado ao Miss Brasil Universo, depois de se envolver em uma briga de rua com outra mulher.
Essa não foi a primeira vez que uma miss ganhou destaque na mídia por se envolver em alguma polêmica. Já teve quem escondeu casamento e gravidez, quem precisou entregar título por falas preconceituosas e até o caso de uma miss que arrancou a coroa da vencedora.
Relembre os momentos inusitados:
Miss Paraná 2022
Brenda Bernardo da Silva, 20 anos, eleita Miss Paraná 2022, perdeu o título após anunciar estar grávida nas redes sociais. A jovem publicou um vídeo contando a novidade aos seguidores. Uma vez que o regimento interno prevê em contrato que, durante o período de reinado, a candidata eleita deverá permanecer na condição de solteira e sem filhos, a segunda colocada, Milena Goes Ramos, 21 anos, foi eleita a nova Miss Paraná 2022.
Miss Bolívia Universo 2022
Em dezembro do ano passado, Fernanda Pasivic, eleita Miss Bolívia Universo 2022, perdeu oficialmente a coroa após vir à tona um vídeo em que aparece fazendo comentários preconceituosos sobre representantes de outros países.
As imagens, que viralizaram nas redes sociais, mostravam Fernanda e duas amigas apontando fotos de outras misses e, em tom de deboche, referindo-se a elas com termos como "transexual" e "Miss Potosi" — em referência negativa a um município boliviano.
Além de perder o título, a fala motivou uma denúncia feita pelas autoridades locais.
O título de Miss Bolívia Universo 2022 foi repassado a Camila Sanabria, que era Miss Grand Bolívia.
Miss Brasil Plus Size 2022
Em setembro de 2022, uma confusão marcou a final do Miss Brasil Plus Size. Após conquistar a terceira colocação no concurso pela categoria "Lady", a canoense Ieda Wobeto se pronunciou nas redes sociais sobre um desentendimento que ocorreu no momento em que a vencedora, a Miss Mato Grosso, Eliza Santa, foi coroada.
Durante a transmissão do evento, foi possível ver que houve reclamações sobre o resultado por parte dos jurados, que gritaram e interromperam a cerimônia. De acordo com Ieda, a comissão julgadora protestou por entender que ela deveria ter recebid0 o título, uma vez que recebeu nota máxima de todos.
A presidente do concurso, Taiane Celice, conversou com a reportagem de Donna na ocasião e justificou que era de conhecimento geral que haviam outros jurados internos da própria organização que avaliaram, durante os cinco dias de evento, as misses em diversos outros aspectos, como desenvoltura nos ensaios e engajamento nas redes sociais.
Miss Mato Grosso 2019
Bruna Reis Figueiredo, Miss Campo Novo do Parecis 2019 teve seu título cassado pela organização do Miss Mato Grosso 2019. A decisão foi tomada após ela fazer um vídeo zombando de um entregador que estava usando uma bicicleta para trabalhar.
O vídeo, publicado em outubro daquele ano, mostra o entregador de um aplicativo seguindo de bicicleta por uma avenida em Cuiabá, logo à frente do carro em que a modelo estava. Depois da repercussão, ela se desculpou.
Miss Amazonas 2015
O concurso Miss Amazonas 2015 terminou em confusão. Ao ouvir o resultado do concurso, a segunda colocada, Sheislaine Hayalla, arrancou a coroa da vencedora, Carol Toledo. A reação da vice causou tumulto no local.
Em entrevista ao programa Timeline em fevereiro daquele ano, Sheislaine disse que ficou indignada em razão dos rumores de que havia uma armação da coordenação do evento para que Carol vencesse o concurso. Segundo a modelo, já existiam boatos de que a vencedora seria a nova Miss Amazonas 2015, e por isso, arrancar a coroa foi uma forma de protesto contra a organização do concurso. Além disso, ela disse que já estava planejando alguma reação caso Carol Toledo levasse o título.
Miss Mundo Brasil 2015
O reinado de Ana Luísa Castro, eleita Miss Mundo Brasil em 2015, durou menos de 48 horas. A descoberta de que a moça era casada, o que contraria uma das regras do concurso, provocou a renúncia ao posto.
Ana Luísa, representante do Sergipe no Miss Mundo Brasil, confirmou sua união com um belga, mas alegou ter informado isso à organização do concurso previamente.
Miss Mundo Brasil 2002
Em 2002, a ex-BBB Joseane Oliveira foi obrigada a entregar a coroa de Miss Mundo Brasil por ser casada. A notícia, divulgada pelo Diário Gaúcho na época, veio à tona durante sua participação no BBB 3 e mostrava que ela havia se casado em 1998.