O ano de 2023 marca uma grande virada de chave no Miss Universo e, no Rio Grande do Sul, Vitoria de Brito Liskoski, 24 anos, já garantiu seu espaço entre as protagonistas deste momento histórico. Moradora de Taquara, a estudante de direito é a primeira mãe a participar da etapa gaúcha do concurso. Até 2022, mulheres com filhos, assim como as casadas e divorciadas tinham a participação vetada na competição.
— Para mim, isso tem um peso bastante grande. Acredito que estou sendo a porta-voz desta nova realidade. Então, gera um pouco de ansiedade, mas o propósito é muito maior. Ser miss é representatividade, e tenho certeza que eu estou trazendo isso em uma proporção linda — explica ela.
A gaúcha é casada com o advogado Leandro Liskoski e mãe de Pedro, sete anos, e Luísa, dois. Apaixonada por concursos desde a infância, ela fez sua primeira investida aos 13 anos — e abriu uma sequência de títulos e participações.
Entre eles, o primeiro lugar no Musa das Estações Teen e no Beleza Verão RS, além de Broto Ternura no Broto RS e da segunda colocação no Miss RS Infanto-Juvenil. Com a chegada da maternidade, Vitoria acreditava que não teria a chance de concorrer ao Miss Universo RS:
— Já tinha muita vontade e era um sonho muito alto, visto que é o maior concurso de beleza do mundo. Essa vontade ficou “adormecida”, pois as regras eram claras: proibido mães e casadas — relembra.
A revisão das normas garantiu a oportunidade que a estudante tanto almejava. Ela considera a mudança uma evolução.
— Acredito que todas as mulheres devem ter total autonomia sobre suas vidas e as decisões de cada uma não devem ser obstáculos para a busca de um sonho — afirma.
A escolha da Miss Rio Grande do Sul 2023 será no dia 6 de maio, em Canoas, com passagem da faixa pela atual representante dos gaúchos, a pelotense Alina Furtado. A vencedora participará do Miss Universo Brasil 2023.
Focada na grande noite, Vitoria segue uma rotina intensa de preparação. Para cuidar do corpo, pratica atividades físicas regularmente e mantém uma alimentação regrada, além de ter aderido a massagens estéticas. Participa ainda de aulas de passarela, de oratória e de inglês, e garante que dará o seu melhor. Caso seja coroada, pretende dedicar a conquista às mães que sonham com o título junto com ela.
— As expectativas estão altas. Mesmo ciente da responsabilidade e do enorme peso de trazer essa representatividade, estou tranquila e segura. Tenho certeza de que vou dar muito orgulho para as mulheres gaúchas, em especial as mães — pondera.