
Iêda é o nome da coroa do Miss Universo Brasil 2023, que elege sua vencedora neste sábado (8), em São Paulo. Em uma edição histórica, que marcará a estreia de mulheres casadas e com filhos entre as candidatas, o concurso presta homenagem à gaúcha Ieda Maria Vargas Athanásio, a primeira brasileira a conquistar o Miss Universo, há exatos 60 anos.
A joia que leva seu nome foi desenvolvida pelo joalheiro Miguel Alcade e está avaliada em mais de R$ 50 mil. No Instagram, ela comentou sobre o design da peça: "Simplesmente lindíssima essa coroa! Estou emocionada!".
Moradora de Gramado, Ieda trocou há alguns anos as competições de beleza e a vida agitada em Porto Alegre pelo ar fresco da Serra, ao lado da filha, Fernanda, 48, e dos netos, Enzo, 21, e Carmela, 15.
Por lá, pratica exercícios ao ar livre, curte a programação cultural com amigos e não dispensa as idas ao salão para cuidar das unhas e dos cabelos.
Aos 78 anos, a eterna Miss Universo lembra, ainda hoje, do momento em que, aos 18, viu sua vida mudar:
— Quando ouvi meu nome, “Maria Vargas from Brazil”, nem acreditei. Não esperava. Passou um filme na cabeça enquanto caminhava para o centro do palco — disse, em recente entrevista à Revista Donna. — Concorri a representante do (clube) Cantegrill, simplesmente, porque um amigo da famíla me inscreveu sem ninguém saber. Nem eu! Seis meses depois, estava ganhando o Miss Universo.
Como tudo começou
Após a vitória na etapa mundial do concurso, Ieda foi morar nos Estados Unidos e chegou a conhecer mais de 20 países em viagens profissionais. As oportunidades que se apresentaram incluem um convite para ser protagonista de um filme em Hollywood – o qual recusou. Seu plano era voltar para Porto Alegre e constituir família. E assim ela fez.
O casamento ocorreu em 1968, na Igreja São José, com o empresário José Carlos Athanásio, pai de seus filhos, Rafael e Fernanda. Na capital gaúcha, trabalhou como empresária, apresentadora de TV, curadora de arte e modelo, sempre em evidência entre as personalidades locais.
Desafios
Em setembro de 2000, aos 55 anos, a gaúcha sofreu um acidente vascular encefálico isquêmico, que paralisou o lado esquerdo do seu corpo e atingiu a região fronto-temporal do cérebro, prejudicando a área de compreensão e expressão da linguagem. Ieda também teve perda da memória e levou mais de um ano para recuperá-la.
Em 2009, um novo choque: a morte de seu companheiro de vida, vítima câncer. De uma profunda tristeza partiu a decisão de mudar de cidade e recomeçar a olhar para o mundo, em 2010. Em Gramado, resolveu aproveitar o que o hoje lhe reserva, como declarou:
— Nesses últimos anos, só aumentei a quantidade de remédios diários (risos). Não poderia ter escolhido (lugar) melhor.
Miss Universo Brasil 2023
A edição deste ano da competição de beleza tem o tema Brasilidade e sua final ocorre a partir das 21h, no Pátio Welucci, em São Paulo. A vencedora representará o país no Miss Universo, em El Salvador, em data ainda a ser definida.
As 27 candidatas eleitas pelos Estados estão confinadas desde segunda-feira (3), participando de etapas preliminares.