O músico Roberto de Carvalho falou sobre a saudade que sente da esposa, Rita Lee, em um episódio do podcast Rita Lee: Outra Biografia - O Podcast, lançado nesta segunda-feira (5) no Globoplay. A cantora morreu no dia 8 de maio deste ano por conta de complicações de um câncer no pulmão.
Ao longo do episódio, Roberto, que teve um relacionamento com a estrela do rock por 46 anos, contou como tem lidado com a ausência da companheira.
— Eu estava na Granja outro dia, pensando: "Morreu a coelha (apelido da cantora)". Morreu um pedaço de mim com ela e esse pedaço é grande — desabafou.
Roberto ainda falou que, desde que a artista recebeu o diagnóstico do câncer, em 2021, ele evitava falar sobre a doença, e que um dos filhos do casal, João Lee, 44 anos, era quem tinha melhor preparo emocional para lidar com a situação e dar força para a família.
— Apesar de (eu) ser o cara que estava ali (do lado de Rita), o João era mais cerebral que eu — refletiu.
Em relação ao casamento, o compositor disse acreditar que a relação tenha sido duradoura porque, ainda que eles tivessem personalidades tão distintas, respeitavam a individualidade de cada um. Para ele, o carinho também estava presente e um dos modos de demonstrar isso era por meio de apelidos. Roberto chamava a cantora de coelha e ela o apelidou de baleia.
A série Rita Lee: Outra Biografia - O Podcast é baseada em livro sobre a vida da cantora, lançado no final de maio. Serão lançados cinco episódios semanalmente. Até o momento, já foram liberados os dois primeiros.
Relação do casal
Rita Lee conheceu Roberto de Carvalho em 1976, quando ele tocava guitarra na banda de Ney Matogrosso. Ao notar que a amiga estava interessada nele, Ney marcou um jantar em sua casa, em São Paulo, e os convidou.
Em livro autobiográfico, a cantora relatou que, depois do jantar, ela começou a tocar um clavinet de sala — uma espécie de teclado eletroacústico —, quando Roberto teria se juntado a ela. No mesmo dia, eles teriam ficado juntos pela primeira vez.
Depois de 20 anos de namoro, em 1996, o casal oficializou o relacionamento com o casamento civil. Da relação, vieram os filhos Roberto, o Beto Lee (1977), João (1979) e Antonio (1981).
Além do relacionamento amoroso, Rita e Roberto mantiveram, desde 1979, uma parceria musical que durou até o fim da vida da artista.