A biografia Finding Freedom ("Encontrando Liberdade", em tradução livre) foi lançada nesta terça-feira (11) e já está dando o que falar. Desde seu anúncio, a obra tem gerado expectativa, pois prometia revelar bastidores da família real, em especial sobre o príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle.
O livro foi escrito por dois repórteres, Omid Scobie e Carolyn Durand, que trabalharam nos bastidores da cobertura real britânica nos últimos anos. Portanto, acompanharam bem de perto as reviravoltas na vida dos duques de Sussex – desde o início do namoro até o casamento real, passando pelo nascimento de Archie e as recentes tensões com a imprensa.
A obra, que tem 368 páginas, revela detalhes desconhecidos da vida do casal e apresenta conteúdos de acesso exclusivo dos autores, que ouviram pessoas próximas de Meghan e Harry.
Confira cinco curiosidades reveladas no livro:
O primeiro encontro
O livro conta que o casal teve o primeiro encontro em um restaurante no bairro do Soho, em Londres. No local, eles teriam tomado drinks e conversado por três horas.
— Foi como se Harry estivesse em transe — disse um amigo ao escritores.
Já na noite seguinte, eles voltaram ao mesmo local para um segundo encontro. Ainda de acordo com o amigo, Meghan e Harry entraram no restaurante pela entrada de funcionários e foram atendidos por um único membro da equipe para ter maior privacidade.
Desavença com William
O príncipe William teria advertido o irmão mais novo sobre estar indo "muito depressa" no relacionamento com Meghan.
— Não sinta que precisa se apressar — ele teria dito, segundo fontes do livro. — Leve o tempo que precisar para conhecer essa garota.
O conselho não foi muito bem recebido por Harry.
— Harry estava chateado — disse outra fonte. — Irritado que seu irmão perguntasse tal coisa. Alguns achavam que era uma reação exagerada. Mas, então, isso os resume totalmente como pessoas: William o calmo e racional, e Harry, que não pode evitar, mas leva as coisas longe demais pessoalmente.
Kate e Meghan
O distanciamento dos irmãos colaborou para que Meghan e Kate Middleton, esposa de William, tivessem uma relação fria, embora nunca tenha havido uma briga entre as duas. Os autores afirmam que as duquesas não passaram muito tempo juntas antes dos Sussex se casarem, em maio de 2018, e não se aproximaram mais tarde.
A biografia diz que a relação entre ambas teve "momentos embaraçosos", que elas nunca foram amigas porque não tinham nada em comum, mas que elas "não estavam em guerra".
Uma fonte deixou claro que uma história que circula dizendo que Meghan fez Kate chorar por conta da roupa de Charlotte, que foi dama de honra de seu casamento, é mentirosa.
— Todos tentaram ajudar onde podiam, mas nunca é fácil com as crianças. Não houve lágrimas de ninguém. E, no final, o encaixe foi bom. Kate e Meghan estavam um pouco estressadas, mas bem profissionais na sala, e havia outras pessoas lá — diz a fonte, que foi testemunha ocular do ocorrido.
Decepção com o palácio
Harry e Meghan não gostavam quando alguns de seus planos eram vazados para a imprensa, disseram os escritores. Também esperavam que a assessoria do palácio esclarecesse alguns boatos sobre eles que circulavam nos tabloides, o que não aconteceu.
Apesar de ser uma norma interna não responder a cada fofoca publicada, eles teriam ficados particularmente chateados porque o palácio se pronunciou negando um suposto procedimento de botox de Kate.
Babá demitida
Os escritores revelam que Meghan e Harry se sentiram forçados a demitir a babá do filho do casal, Archie, na segunda noite de trabalho por ela ter sido "pouco profissional e irresponsável". Os jornalistas revelam o que teria sido um "incidente", que culminou na demissão da funcionária:
"Eles decidiram contratar uma enfermeira para ajudar a criar uma rotina noturna para o bebê. Seria um par extra de mãos. Mas o período dessa funcionária com o casal foi abreviado. Eles foram forçados a demiti-la no meio de sua segunda noite após agir de forma amadora e irresponsável", diz a obra.
A decisão foi por contratar uma terceira babá, mas que trabalharia apenas durante o dia. À noite, Meghan e Harry assumiram plenamente os cuidados com o pequeno e preferiram que a funcionária morasse em sua casa — ao contrário do que ocorria na residência de Kate e William.
Desde que deixaram seus deveres como membros seniores da família real britânica, Meghan e Harry mudaram-se ao menos duas vezes neste ano. Primeiro, passaram uma temporada em Vancouver, no Canadá. Em março, se estabeleceram em Los Angeles, cidade natal de Meghan nos Estados Unidos.