A família real britânica tem recebido críticas nas redes sociais por ter, aparentemente, ignorado o segundo aniversário de casamento do príncipe Harry e de Meghan Markle, comemorado na última terça-feira (19). Nenhuma conta ligada aos descendentes da rainha Elizabeth II fez qualquer menção à data.
Harry e Meghan se casaram em maio de 2018 no Castelo de Windsor, cerca de 40 quilômetros a oeste de Londres, em uma cerimônia transmitida para todo o mundo. Em março deste ano, os dois deixaram de vez seus compromissos com a Coroa, desejo que anunciaram em janeiro, para se tornarem "financeiramente independentes". Atualmente, eles moram nos Estados Unidos, com o filho, Archie, de um ano.
No ano passado, a família real britânica celebrou o primeiro aniversário do casamento do príncipe e da ex-atriz. Desta vez, mesmo com o afastamento, a ausência de qualquer menção pública à data neste ano gerou críticas registradas nos comentários das últimas postagens feitas na conta @theroyalfamily, que tem 8 milhões de seguidores.
"Nada sobre o casamento?" cobrou uma fã.
"O que vocês fizeram é lamentável, ele continua sendo da família", escreveu outra.
"Pode ser que eles tenham enviado uma mensagem privada", respondeu mais uma.
"A verdadeira questão é o racismo disfarçado na família, que sempre mostrou como a realeza pode ser má. Estou muito orgulhosa do amor total que Harry oferece a Meghan e Archie. A decisão deles foi a melhor escolha", acusou uma quarta seguidora.
Em outubro do ano passado, o casal deu sinais de que a situação na Inglaterra não estava muito boa. Foi quando Harry anunciou que o casal processaria o tabloide Mail on Sunday por ter publicado uma carta assinada por Meghan e endereçada ao seu pai, Thomas Markle, com quem tem relação conflituosa.
No comunicado, Harry comparou a perseguição que a imprensa fazia com sua mãe, a princesa Diana, à atitude que alguns jornais têm hoje com sua esposa. Desde então, a relação da duquesa com a imprensa daquele país se tornou ainda mais tumultuada.
Em janeiro, o casal anunciou a intenção de abdicar de suas funções no alto escalão da realeza. O anúncio surpreendeu muita gente, inclusive a rainha Elizabeth II. Com isso, Harry e Meghan não podem mais usar o título de "sua alteza real", nem representar a monarca oficialmente. Ele, no entanto, segue como sexto na linha de sucessão ao trono.
Depois de um tempo no Canadá, o casal se mudou há dois meses para a Califórnia, onde a americana mantém contatos de sua época como atriz e onde vive sua mãe, Doria Ragland. Eles estão isolados em função da pandemia de coronavírus.